O legado da Copa que começa hoje não foi exatamente aquele que o Brasil planejou quatro anos atrás, ao listar pela primeira vez o que faria para o Mundial –53% dos 167 compromissos foram concluídos, segundo balanço da Folha feito pela primeira vez há 30 dias e atualizado nesta terça-feira (11).
Entre o que ficou pronto estão aeroportos melhores e corredores exclusivos de ônibus, para adequar à demanda a infraestrutura das cidades.
Há também estádios de primeira grandeza. Sobre alguns esses, porém, pairam dúvidas a respeito do futuro pós-Copa, em especial nas cidades-sede sem tradição futebolística, como Brasília, Manaus e Cuiabá.
Outros 68 compromissos (41%) estão incompletos e só serão entregues durante ou depois da Copa, a maior parte de mobilidade, tema dos protestos do ano passado. De 2010 para cá, 11 ações (6,5%) ficaram pelo caminho, substituídas ou incorporadas noutros projetos para o Mundial.
O Ministério do Esporte diz ter tomado todas as medidas para assegurar o êxito da Copa. As obras não concluídas, diz, não comprometerão o evento e ficarão para as cidades. O ministério nega ter abandonado obras.
Confira uma seleção das principais obras que ficam como legado, estão incompletas ou foram deixadas de lado.
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DEZ AÇÕES CONCLUÍDAS:
- TERMINAL 3 DO AEROPORTO DE GUARULHOS - Permitirá dar conta da demanda no maior aeroporto brasileiro e aliviar lotação nos terminais 1 e 2
- REFORMA DO MARACANÃ - Entregue no ano passado, intervenção rebaixou o gramado e reduziu a capacidade do estádio, que abrigará a final da Copa
- ITAQUERÃO (SP) - Obra feita do zero para servir à abertura da Copa do Mundo e servir de indutor para o crescimento de Itaquera, região carente da capital paulista
- DUPLICAÇÃO DA AVENIDA BEIRA-RIO (RS) - Via foi alargada para permitir fluidez no entorno do estádio que abrigará jogos da Copa. Haverá ainda corredor de ônibus
- NOVO AEROPORTO DA GRANDE NATAL (RN) - Traz mais conforto e aumenta capacidade em relação ao antigo aeroporto. Único aeroporto feito do zero para a Copa
- AEROPORTO DE BRASÍLIA (DF) - Inaugurou dois píeres para dar mais conforto aos passageiros; terminal segue padrão de aeroportos pelo mundo
- REFORMA DA RODOVIÁRIA DE CURITIBA (PR) - Ampliou de 40 mil para 50 mil a capacidade diária do terminal, que foi modernizado para atender à demanda
- TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS DO RECIFE (PE) - Primeiro a ficar pronto para a Copa, atende a navios de cruzeiro, com estrutura similar a de um aeroporto
- BRT EM BELO HORIZONTE - Localizado nas avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos, facilitará o deslocamento em área importante para o tráfego da cidade
- ARENA FONTE NOVA (BA) - Inaugurada em abril, foi entregue à administração privada. Intenção é fazer do lugar uma arena multiúso, tal qual acontece na Europa
DEZ AÇÕES INCOMPLETAS:
- AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DE SALVADOR - Obras de terminal de passageiros e torre de controle foram interrompidas por falta de tempo para conclusão
- CORREDOR AEROPORTO-RODOVIÁRIA DE CURITIBA - Atrasos no pagamento e recisão de contratos afetaram obra, que deve sair em novembro
- AEROPORTO DE VIRACOPOS, EM CAMPINAS (SP) - Novo terminal de passageiros não ficou pronto a tempo e só receberá voos comerciais depois do Mundial
- AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DE FORTALEZA - Expansão da estrutura não ficou pronta a tempo, e a Infraero assinou distrato com o consórcio construtor
- VLT DE CUIABÁ - As obras do Veículo Leve sobre Trilhos chegou a ser 50% concluído, e agora a inauguração ficou para dezembro
- REFORMA DO AEROPORTO DE CONFINS (MG) - Terminal ainda tem andaimes e tapumes e praça de alimentação não foi inaugurada
- REFORMA DO AEROPORTO DE MANAUS - Segundo a Infraero, ocorreram "percalços" ao longo da obra, por isso, algumas etapas da construção atrasaram
- CORREDOR DA TERCEIRA PERIMETRAL EM PORTO ALEGRE - Houve atraso em repasse de recursos federais; uma rocha gigante no solo foi encontrada no solo
- BRT DA AV. PEDRO 1º, EM BELO HORIZONTE - A demora nas desapropriações no entorno atrasou o cronograma e afetou a continuidade da obra
- BRT DE RECIFE - Governo alega, além das chuvas, atrasos em licenças e na liberação de concessionárias para o corredor de ônibus; está previsto para dezembro
DEZ AÇÕES ABANDONADAS:
- BRT DE CUIABÁ - Obra que integraria com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi cancelada porque a prefeitura não conseguiu financiamento federal
- MONOTRILHO DE MANAUS - Segundo o governo do Amazonas, obra está suspensa, mas ainda pode ser executada; irregularidades atrasaram as licitações
- VIA 710 DE BELO HORIZONTE - Custo e número de desapropriações fizeram com que obra fosse retirada do pacote da Copa do Mundo para a capital mineira
- BRT DA AVENIDA PARALELA (SALVADOR) - Projeto foi substituído pela implantação de uma nova linha de metrô na mesma área; construção começa em setembro
- VLT DE BRASÍLIA - Sistema, que ligaria o aeroporto à Asa Sul, foi excluído da lista de obras da Copa por irregularidades na licitação, que foi anulada em 2011
- CORREDOR METROPOLITANO DE CURITIBA - Reestimativa de custo elevou o valor da construção, o que exigiria um novo financiamento para o Estado
- IMPLANTAÇÃO DE PÍERES NO TERMINAL MARÍTIMO DO RIO - Píer em formato de Y permitirá receber seis navios simultâneos, mas projeto atrasou e não tem previsão para sair
- BRT DA ASSIS BRASIL (PORTO ALEGRE) - Projeto foi abandonado porque atenderia a mesma região onde uma nova linha do metrô deve ser construída
- TORRE DE CONTROLE DO AEROPORTO DO RECIFE - Não houve interessados na licitação. A Aeronáutica assumiu a obra, cujo edital só deve ser lançado em julho
- DUPLICAÇÃO DA AV.ROBERTO FREIRE (NATAL) - com excesso de obras simultâneas na véspera da Copa, optou-se por postergar a obra, que começa em agosto
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O SALDO DAS OBRAS
Balanço geral dos compromissos assumidos para a Copa
- 167 foi o total de intervenções anunciadas para o Mundial
- 88 obras foram concluídas a tempo
- 45 projetos ficaram incompletos
- 23 obras serão inauguradas depois dos jogos
- 11 promessas foram abandonadas
- R$25,8 bi é o total de gastos previstos para o evento no Brasil
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