• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 19:17:22 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    PSDB deveria colocar tsunami deles para abastecer o Cantareira, diz Lula

    DANIELA LIMA
    GUSTAVO URIBE
    MÁRCIO FALCÃO
    DE SÃO PAULO

    15/06/2014 15h54

    Em seu discurso na Convenção Estadual do PT, o ex-presidente Lula rebateu às críticas do senador Aécio Neves (MG) de que um "tsunami varrerá PT" do governo. Segundo Lula, PSDB deveria colocar o tsunami deles para abastecer o sistema Cantareira.

    "Por que eles não colocam o tsunami deles para abastecer o sistema cantareira que seria muito melhor para eles?", indagou o petista.

    Confira como foi a indicação de Padilha

    A fala de Lula se soma aos discursos da presidente Dilma e de Alexandre Padilha, que mais cedo também criticaram a gestão tucana de quase 20 anos em São Paulo. Os discursos petistas foram um ataque direto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tenta a reeleição e enfrenta uma crise hídrica que o obrigou a acionar o volume morto do sistema Cantareira, que abastece 8,8 milhões de pessoas na região metropolitana.

    Lula deixou claro que a estratégia do PT para a campanha é mostrar que o medo do PSDB contra o PT virou ódio. "Nos mudamos o padrão de governança neste país". "O ódio deles contra nós é por que pela primeira vez nós provamos para a elite conservadora desse país que há gente mais competente do que eles", disse o petista.

    O ex-presidente disse ainda que o PT provou ser mais competente do que os tucanos. "Nós provamos que somos mais competentes que eles. O ódio deles contra nós é por que pela primeira vez na historia deste país provamos para a elite que somos mais competentes", concluiu.

    "Se em 2002 fizemos campanha para esperança vencer o medo, agora vos fazer a campanha para a esperança vencer o ódio", disse Lula.

    VAIAS

    O ex-presidente voltou a afirmar que as vaias na abertura da Copa, no dia 12 de junho, foram em parte da elite.

    Durante o jogo de estreia da Copa, Dilma foi xingada e vaiada ao menos quatro vezes. "Ei, Dilma, vai tomar no c...", gritaram, em coro, os torcedores. A vaia foi forte na área VIP do estádio, e se espalhou.

    "Foram utilizados palavrões em um setor que se percebia que as pessoas não sabem nem o que significa calo na mão. As pessoas tinham cara de tudo, menos de pessoas trabalhadoras".

    CORRUPÇÃO

    Em relação sobre o gasto excessivo nas obras da Copa, o ex-presidente disse que se deve procurar o TCU (Tribunal de Contas da União) para esclarecer se houve corrupção na Copa.

    "Eles jogaram tudo para debaixo do tapete. Eu duvido que todos eles [ex-presidentes] juntos criaram metade dos mecanismos que eu criei para combater a corrupção. A diferença é que tiramos o tapete da sala. Eles jogaram tudo para debaixo do tapete", afirmou Lula.

    O ex-presidente comparou o que a oposição tem feito hoje com o que foi feito com Getúlio Vargas e João Goulart, o Jango, e que FHC falou com "desfaçatez" ontem ao criticar a corrupção no pais.

    "É preciso uma campanha com boa dosagem de debate ideológico nesse país para colocar as coisas no seu devido lugar. Por que as pessoas ficaram com ódio do PT e passaram a nos tratar como se fossemos uma doença muito grave?", destacou Lula.

    Veja vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    De acordo com Lula, no começo, não levavam o PT a sério. "Quando começamos a construir o PT no anos 80, eles diziam que eram um bando de meninos e que esse partido não ia dar certo", disse o ex-presidente. "Eles começaram a ter raiva de nós por que criamos a participação popular, com conselhos participativos", afirmou o petista.

    PESQUISAS

    Sobre o baixo desempenho de Alexandre Padilha nas últimas pesquisas, Lula brincou com o ex-ministro da Saúde e afirmou que quando disputou a eleição em 1989 tinha menos de 3% e que, na época, houve manipulação dos meios de comunicação.

    Padilha aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, com 3%. Ele está atrás do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que reúne 44%, e Paulo Skaf (PMDB), com 21%, segundo pesquisa Datafolha.

    "Em julho de 1989, eu caiu de 3% para 2,75%. Todo mundo sabe que já naquela época havia um processo de manipulação nos meios de comunicação", disse o petista. "Eles dizem que não são políticos para poder criticar a presidente", disse Lula sobre a imprensa.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024