• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 15:43:02 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Pra gringo ver: O fim do mundo não veio

    NELSON DE SÁ
    DE SÃO PAULO

    19/06/2014 02h00

    Sob o título "Previsão de dia do juízo final dá lugar a soluços menores", o "New York Times" examinou a infraestrutura na Copa. Abriu listando profecias não realizadas: "Um estádio não ficaria pronto a tempo. Outro não ficaria pronto nunca. Protestos suplantariam tudo". Disse que nem tudo está às mil maravilhas, mas lembrou que até uma semana antes os Jogos de Londres, em 2012, também eram "zona de capacetes de proteção". Citou, entre os soluços, "fios visíveis" na Arena Corinthians e "fogos de artifício" chilenos na Arena Pantanal.

    E foram chilenos também que invadiram o Maracanã. É o maior problema até aqui, disse o correspondente da Al Jazeera, Gabriel Elizondo, ironizando que "a segurança era da Fifa". A agência americana Associated Press acrescentou que a Fifa apelou à segurança brasileira.

    Falhas menores
    Quase uma semana e também o "Wall Street Journal" publicou seu diagnóstico. No título, "Só umas poucas falhas menores". Abrindo o texto, "o Brasil pode respirar aliviado".

    Nada de caos
    Também o "Guardian" fez balanço da Copa, mais focado nos "arrepios" trazidos pelos gols. Sublinhou que, "fora do futebol, as previsões de derretimento aéreo e caos logístico não se realizaram até agora".

    Espírito de festa
    Fechando os balanços, o "Telegraph" deu a longa análise "Copa do Mundo 2014: Jogadores e torcedores estão gerando um espírito de festa que a Fifa jamais será capaz de roubar". Lembra, porém, que "uma Copa não cura nada" em educação etc.

    Copa & inflação
    Na direção contrária do oba-oba, a Reuters despachou que a "Copa põe a inflação do Brasil próxima do teto da meta". Os dados divulgados pelo IBGE, no entender da agência anglo-canadense, sugerem alta "no momento em que a Copa do Mundo eleva a demanda por passagens aéreas" e quartos de hotel.

    #occupyestelita
    A boa vontade com o evento fez desaparecer o noticiário sobre os problemas. Uma exceção é o site da Al Jazeera, que informou como a polícia pernambucana "expulsou os manifestantes do movimento #ocupeestelita". Reproduz até um tuíte de ativista que tentou chamar a atenção do "NYT", sem sucesso: "@nytimes War in Recife, Brazil #occupyestelita".

    Reprodução
    Doodle do Google de 18 de junho de 2014
    Doodle do Google de 18 de junho de 2014

    GOOGLE DOODLE
    O buscador postou sua 15ª imagem sobre a Copa, nas páginas iniciais de EUA, Europa, Ásia, além de Brasil, com um bonequinho batendo bola em favela

    Brandon Presser/thedailybeast.com
    Site faz referência ao filme "Quem quer ser um milionário?" ao falar sobre moradores das favelas do Rio
    Site faz referência ao filme "Quem quer ser um milionário?" ao falar sobre moradores das favelas do Rio

    GRINGO NO MORRO
    Bloomberg e "Daily Beast" (acima) destacaram que as favelas foram tomadas por turistas em festa e que as UPPs e outras ações aproximaram os barracos dos imóveis mais caros do Rio

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024