• Poder

    Friday, 03-May-2024 02:54:07 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Recife tem chuva forte e alagamentos antes de jogo entre EUA e Alemanha

    FABIO VICTOR
    ENVIADO ESPECIAL AO RECIFE
    DANIEL CARVALHO
    DO RECIFE
    MARCELA BALBINO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    26/06/2014 10h32

    Sede da partida entre Estados Unidos e Alemanha, às 13h desta quinta-feira (26), pela última rodada do Grupo G da Copa, o Recife amanheceu debaixo de chuva forte, que causou alagamentos e trânsito intenso em vários pontos da cidade.

    O deslocamento até São Lourenço da Mata, município da região metropolitana a 27 km do centro, onde está localizada a Arena Pernambuco, ficou prejudicado, com várias vias alagadas.

    O trajeto da zona sul ou do centro do Recife, que sem trânsito e num dia normal leva de meia hora a 50 minutos, está sendo feito em mais de uma hora, em alguns casos em até três horas.

    Diversas ruas de Boa Viagem, na zona sul do Recife, estão alagadas. É justamente nesta região onde está localizada a maioria dos hotéis das cidades.

    Na porta de vários deles há grupos de americanos e alemães que tentam transporte para o jogo. No entanto, a maioria dos táxis não está rodando por causa dos alagamentos.

    A Folha flagrou estrangeiros caminhando com água nas canelas em direção ao metrô.

    Um representante da Fifa dentro da Arena Pernambuco informou que, apesar da situação, o estado do gramado é bom e a partida deve ocorrer normalmente.

    Pelas regras, o árbitro poderá checar o estado do campo antes do jogo e, caso perceba problemas de drenagem, adiar sua realização.

    De acordo com a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Cilma), da meia-noite até as 9h choveu no Recife 51,6 mm (milímetros), que corresponde a 25% do previsto para o mês de junho.

    Segundo o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, o maior índice pluviométrico foi registrado na cidade de Igarassu (68,8 mm). Em São Lourenço da Mata, onde fica a Arena Pernambuco, o acumulado é de 55,8 mm.

    "Ontem, nós enviamos um alerta para a Defesa Civil sobre a quantidade de chuvas. Sempre que há previsão de chuva acima de 30 mm, enviamos um sinal. Já é um procedimento padrão da gente", afirmou Prestrelo.

    A previsão é que o tempo chuvoso permaneça até amanhã. Apesar do índice elevado, o meteorologista disse que a chuva é considerada normal para o período. "Estamos dentro do período chuvoso, que começa em março e vai até julho no Grande Recife", disse.

    DESLIZAMENTO

    Apesar da chuva forte durante a madrugada e no início da manhã de hoje, a Defesa Civil do Recife não registrou nenhuma ocorrência de deslizamento de barreira.

    O único registro foi uma solicitação de reposição de lona plástica em um bairro da zona sul da capital. A pluviometria registrada nas últimas 24h foi de cerca de 60 milímetros, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

    Em nota, a Defesa Civil informou que está intensificando o monitoramento das áreas de risco e está atenta à intensificação das chuvas registrada no início desta manhã.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024