• Poder

    Saturday, 11-May-2024 05:37:34 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Com clima tenso, PTB aprova apoio a Aécio Neves

    AGUIRRE TALENTO
    ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

    27/06/2014 12h55

    Sob protesto de dissidentes e clima tenso, o PTB aprovou nesta sexta-feira (27) o apoio à candidatura presidencial do tucano Aécio Neves, em convenção nacional realizada em Salvador.

    Em cerimônia conduzida pelo presidente da legenda, Benito Gama, com cerca de cem integrantes do partido presentes, a decisão foi aprovada por aclamação, sem ser colocada em votação. Os favoráveis se levantaram e confirmaram o apoio a Aécio, formando maioria entre os presentes. Apesar da aliança nacional, a legenda fica liberada para se coligar com o PT nos Estados.

    Aliado de Dilma Rousseff (PT) até a semana passada, o PTB também apresentou nomes como sugestão para a vaga de vice na chapa de Aécio, ainda não preenchida, como o de Marlene Campos Machado, mulher do deputado estadual Campos Machado (PTB-SP) e pré-candidata ao Senado.

    O anúncio de apoio a Aécio, feito por nota oficial divulgada por Benito Gama no último dia 21, pegou de surpresa integrantes do partido, principalmente a bancada de deputados e senadores, que reagiram contrariamente. O PTB deve apoiar o PT em ao menos nove Estados.

    A convenção foi marcada por críticas provenientes dos diretórios de Pernambuco e do Rio Grande do Sul. O senador Armando Monteiro Neto (PE), que disputará o governo de Pernambuco, fez as mais duras críticas e afirmou que não recebeu "sequer um telefonema" para ser consultado sobre o posicionamento.

    "Eu merecia do partido um mínimo de consideração, que pudesse se expressar em uma simples consulta, em um diálogo, uma conversa", afirmou. Monteiro contou que participou em maio de uma solenidade do PTB na qual foi manifestado "inequívoco apoio à reeleição da presidente Dilma".

    "Eu pergunto: o que mudou verdadeiramente de maio para cá? O que aconteceu que pudesse justificar uma inflexão de 360 graus? Onde estão as explicações? Onde está o posicionamento público do partido? Fica na sociedade a dúvida de como, por que, em que circunstâncias se deu esse novo alinhamento do PTB", afirmou Monteiro.

    O senador se retirou do local logo após a convenção ter aprovado o apoio a Aécio. Depois disso, visivelmente irritado, Benito Gama rebateu as críticas.

    "A bancada, que o [deputado] Jovair Arantes, meu amigo, lidera, decidiu fazer blocão com o PMDB contra a presidente Dilma, e lá votou contra a presidente Dilma em tudo. No almoço da presidente Dilma, toda a bancada se reuniu antes para ser contra a presidente na reeleição. Deputado Jovair Arantes e toda a bancada apoiaram a CPI da Petrobras contra a presidente Dilma. Como eu, presidente [do partido], poderia escutar tudo isso sem tomar deliberação?", justificou.

    A legenda atualmente possui uma bancada de 17 deputados e 6 senadores. Seu apoio a Aécio deve significar um acréscimo de 40 segundos no horário eleitoral. O PTB tem 1,1 milhão de filiados no país.

    Aguirre Talento/Folhapress
    PTB homenageia Roberto Jefferson com cartaz na convenção nacional, em Salvador
    PTB homenageia Roberto Jefferson com cartaz na convenção nacional, em Salvador
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024