• Poder

    Saturday, 18-May-2024 22:02:14 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Vila Madalena passará por mudanças depois da Copa

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    01/07/2014 02h00

    Após virar point de turistas na Copa, o bairro da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, deve ganhar um projeto de reestruturação para suportar melhor dias de grande movimento.

    Segundo a prefeitura, as medidas, que serão detalhadas depois do Mundial, incluem a criação de banheiros públicos fixos, mudanças no trânsito e aumento da fiscalização dos ambulantes que atuam no local.

    Danilo Verpa/Folhapress
    Torcedores comemoram vitória do Brasil sobre o Chile na Vila Madalena, em São Paulo, no sábado (28)
    Torcedores comemoram vitória do Brasil sobre o Chile na Vila Madalena, em São Paulo, no sábado (28)

    Não é apenas na Copa que o bairro boêmio concentra grande número de pessoas. O local foi um dos preferidos dos turistas no último Carnaval e até em finais de semana tem atraído grande número de pessoas, bloqueando, por vezes, algumas ruas.

    "Seria muito bem vinda uma reestruturação, mas precisa ser discutida. Não dá simplesmente para colocar banheiro químico na frente de uma loja e o lojista que aguente o cheiro pela manhã. E ainda tem os carros com o som alto", diz Cássio Calazans, presidente da associação de moradores do bairro.

    Enquanto isso, a prefeitura vem indicando outros pontos da cidade aos estrangeiros. Preocupada com a "invasão" dos argentinos para o jogo desta terça (1º) entre Argentina e Suíça, imprimiu panfletos que apontam outras regiões da cidade como "programas alternativos".

    "As regiões da avenida Paulista, a rua Augusta, a Vila Pompeia, o bairro de Perdizes e a Vila Mariana são ótimas opções também por concentrar bares e lugares para ver os jogos em grupos", diz o panfleto.

    "Outros lugares se destacam pela quantidade e variedade de bares. É o caso do bairro do Bixiga, Itaim Bibi, Vila Nova Conceição, Vila Olímpia e a avenida Brigadeiro Faria Lima", continua.

    "Não queremos lotar esses outros locais, só mostrar que têm outras opções", afirmou o secretário de Comunicação, Nunzio Briguglio Filho.

    QUEIXA

    A iniciativa, no entanto, não agradou os moradores das regiões apontadas como alternativa. Associações do Itaim Bibi e da Vila Mariana, por exemplo, afirmam que não possuem a mesma estrutura da Vila Madalena.

    "Acho salutar que a prefeitura mostre que a cidade não tem atrativos em apenas um lugar. Mas isso tem que ser feito com muito cuidado para que não cause problema a outros bairros, que não têm vocação para receber grandes aglomerações", diz o presidente da Associação dos Moradores da Vila Nova Conceição, Fábio Mortari.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024