• Poder

    Friday, 03-May-2024 15:32:56 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Afilhado de Lula, filho de José Alencar adota nome político do pai

    PAULO PEIXOTO
    DE BELO HORIZONTE

    03/07/2014 12h52

    O empresário Josué Gomes da Silva, 50, presidente do grupo têxtil Coteminas, decidiu adotar o nome político do pai, o vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva, morto em 2011. Em seu batismo eleitoral, nas eleições de outubro, será apresentado como o candidato Josué Alencar.

    Empresário mineiro, nascido na cidade de Ubá, em 1963, e radicado em São Paulo, concorrerá a uma cadeira ao Senado por Minas Gerais.

    A partir deste final de semana, a coligação (PT, PMDB, PC do B, PRB e Pros) fará o registro da chapa já com o nome adotado pelo empresário, segundo a assessoria do empresário e o PMDB mineiro.

    A chapa que ele defenderá será encabeçada pelo ex-ministro petista Fernando Pimentel, candidato ao governo de Minas pelo PT. Josué ingressou no PMDB em outubro do ano passado, tendo como padrinho político o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva.

    Zanone Fraissat - 21.nov.2013/Folhapress
    Josué Gomes da Silva, empresário e filho de José Alencar, vice de Lula
    Josué Gomes da Silva, empresário e filho de José Alencar, vice de Lula

    Desde a morte de José Alencar (1931-2011), Josué passou a frequentar o Instituto Lula para conversas sobre política e economia. Ele chegou a ser cotado para substituir Pimentel no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, mas disse que ajudaria mais atuando fora do governo.

    Formado em engenharia civil na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e em direito na Faculdade Milton Campos, ambas em Belo Horizonte, Josué fez MBA na Universidade de Vanderbilt, no Tennessee (EUA).
    Ele assumiu em 1994 a presidência da Coteminas (Companhia de Tecidos norte de Minas), empresa criada pelo pai, na qual fez a sua carreira. Com a candidatura, ele ficará afastado da empresa.

    Se eleito, diz já ter alguém para colocar no comando de um dos maiores grupos têxteis do mundo. Ele, contudo, não revela quem será, ainda. Josué, contudo, terá uma tarefa difícil pela frente, pois terá como adversário na cadeira mineira em disputa o ex-governador tucano Antonio Anastasia, que lidera com folga todas as pesquisas.

    No final do ano passado, em entrevista à Folha, ele disse ser "natural" que seu lado na política seja ao lado de Lula e da presidente Dilma, pelo fato de seu pai ter participado do projeto desenvolvido por eles e que, segundo Josué, "parecer ter inúmeros acertos".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024