• Poder

    Saturday, 04-May-2024 16:14:14 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Neblina no Rio impede que torcedores embarquem para ver jogo da Copa

    DIANA BRITO
    DO RIO

    04/07/2014 12h01

    O fechamento do aeroporto Santos Dumont, no Rio, na manhã desta sexta-feira (4), fez com que torcedores estrangeiros não conseguissem embarcar para ver o jogo entre Brasil e Colômbia, às 17h, em Fortaleza (CE). A restrição ocorreu por conta da forte neblina que atingiu parte da cidade.

    O aeroporto fechou às 6h e reabriu apenas para decolagens por volta das 9h30. Já as 11h ele voltou a interromper as operações por conta do fechamento do espaço aéreo devido ao jogo Alemanha e França no Maracanã. A medida é prevista prevê pela Lei da Copa por questões de segurança, que determina a restrição duas horas antes e duas após o jogo.

    No final da manhã, dois grupos de torcedores colombianos aguardavam resposta das companhias aéreas Gol e TAM para seguirem para o jogo entre Brasil e Colômbia, em Fortaleza (CE).

    O primeiro faria conexão em Brasília e o segundo em São Paulo. "Não tenho muita esperança porque os outros voos estão todos cheios. A gente chegou a embarcar e ficar meia hora no avião. Maldade isso", disse o passageiro colombiano Juan Ariza, 31.

    O voo de Ariza estava previsto para partir às 6h para Brasília e às 10h15 de Brasília para Fortaleza. Ele e os três amigos pagaram R$ 3.000 por cada passagem.

    O jornalista colombiano Ales Casas, 44, passava pelo mesmo problema com três amigos. O voo deles sairia às 10h para São Paulo, mas atrasou e estava sem previsão de partida. De lá, eles partiriam para Fortaleza às 13h.

    "Ainda tenho muita esperança de assistir o jogo", afirmou Casas. "Fiquei decepcionado. A gente devia ter ido ontem", lamentou o advogado colombiano Daniel Velasco, 27.

    Por sua localização, junto ao mar e perto do Pão de Açúcar, o aeroporto Santos Dumont não pode operar exclusivamente por instrumentos. Outro limitar são suas duas pistas, curtas para os padrões atuais de aeroportos de grande movimentação.

    Segundo a Infraero, 27 dos 71 voos previstos até o final da manhã tinham saído com atraso, o que corresponde a 38%. Também houve 18 cancelamentos, o que equivale a 25,4% do total de voos previstos.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024