• Poder

    Friday, 03-May-2024 11:28:03 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Haitianos que passam por SP conseguem emprego em outros Estados

    CÉSAR ROSATI
    DE SÃO PAULO

    10/07/2014 12h00

    Pelo menos 411 dos 650 haitianos que chegaram a São Paulo em junho deste ano já conseguiram emprego. Segundo a Missão Paz, a maioria conseguiu trabalho em frigoríficos na região Sul do país.

    De acordo com o padre Paolo Parise, responsável pela pastoral Missão Paz, que cuida de imigrantes na capital, o número de haitianos diminuiu nos últimos meses. Em abril, ápice do movimento migratório, mais de 800 imigrantes chegaram a São Paulo –a maioria vinda do Acre.

    "Em junho o fluxo foi intenso, após o início da Copa caiu um pouco o movimento tanto de haitianos quanto das pessoas interessadas em empregá-los", afirmou Parise.

    Neste mês, 80 haitianos chegaram a São Paulo, afirmou o padre. Todos estão com carteira de trabalho e esperam por uma oportunidade no Brasil.

    Segundo Parise, a maioria dos imigrantes conseguiu emprego em frigoríficos, principalmente em Santa Catarina e no Paraná.

    Há aqueles que também conseguiram trabalho na construção civil e em serviços gerais em outras partes do país.

    Muitos daqueles que já estão empregados tinham experiência e formação técnica no Haiti. Atualmente, o albergue da prefeitura, na região do Glicério (região central), tem 250 haitianos. Na Missão Paz, são 110 estrangeiros.

    É preciso estar com os documentos regularizados para aceitar as vagas de emprego em acordo com as leis trabalhistas brasileiras. O Brasil concede aos haitianos o visto humanitário, pelo qual eles têm o direito de trabalhar e estudar no país, além de ter acesso aos mesmos serviços públicos que os brasileiros.

    O fluxo de imigrantes para São Paulo fez com que os governos federal, estadual e municipal anunciassem uma ação conjunta. No final de maio, foi assinado um termo de compromisso de um "plano de apoio aos imigrantes".

    A ideia é coibir a prática de "coiotes" que aliciam haitianos para entrar no Brasil ilegalmente e garantir que os imigrantes tenham acesso a documentos para que trabalhem no país enquanto estiverem aqui.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024