• Poder

    Saturday, 04-May-2024 23:52:49 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Com forte segurança, Dilma recebe chefes de Estado para almoço no Rio

    SAMANTHA LIMA
    DO RIO

    13/07/2014 14h08

    Fortemente cercado por esquema policial, o Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, recebe neste domingo (13) a presidente Dilma Rousseff para almoço oferecido a chefes de Estado de oito países que estão no Brasil para assistir à final entre Alemanha e Argentina, às 16h, no Maracanã.

    Não há manifestantes nas proximidades do Palácio, que foi palco de inúmeros protestos violentos nos últimos meses.

    Entre os convidados, estão presentes Angela Merkel e Joachin Gauck, primeira-ministra e presidente da Alemanha, respectivamente, e Vladimir Putin, presidente da Rússia, país sede da próxima Copa.

    Confirmado até o último minuto pelo governo brasileiro, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, não veio, evitando o constrangimento do encontro com o presidente da Rússia. Os dois países estão em conflito desde março, após a Rússia anexar a Região da Crimeia, desencadeado por combatentes pró-Rússia.

    Neste sábado, um homem morreu atingido por um morteiro, levando o governo russo a ameaçar a Ucrânia com "consequências irreversíveis".

    Putin também participa, nesta semana, da Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que acontece nos dias 15 em Fortaleza e 16 em Brasília.

    Jacob Zuma, presidente da África do Sul e atual líder dos Brics, também veio ao almoço.

    São esperados, ainda, para o encontro, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán; o presidente do Gabão, Ali Bongo Ondima; o primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar; Gaston Brown, primeiro ministro de Antígua e Barbuda; e Hifikipunye Pohamba, presidente da Namíbia.

    As portas do salão nobre do Palácio foram fechadas às 12h50. O almoço durou menos de uma hora, e Dilma sentou-se entre Putin e Zuma, enquanto Angela Merkel ficou próxima a Luiz Fernando Pezão, governador do Rio.

    O clima foi descrito como "descontraído" por representantes do Itamaraty; o ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, também participou do encontro.

    Como entrada, foi servido carpaccio de pupunha com vinagrete de pequi. De pratos principais, filé mignon com queijo coalho e carne seca, com alternativas de peixe –robalo– e massa recheada com queijo minas. Como sobremesa, doces brasileiros.

    A principal bebida foi o Vinho da Copa, da vinícola "butique" Lídio Carraro, de Bento Gonçalves (RS).

    REUNIÃO

    Angela Merkel e Vladimir Putin chegaram antes e reuniram-se volta de 11h30 no Palácio Guanabara para discutir a crise da Ucrânia.

    De acordo com o governo russo, os dois líderes concordaram que "a situação está piorando" e "um cessar fogo imediato é necessário".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024