• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 17:56:45 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Em meio a festa, parte do público vaia Dilma na entrega da taça da Copa

    DO RIO
    DE SÃO PAULO

    13/07/2014 19h18

    A presidente Dilma Rousseff foi vaiada por parte do público do estádio Maracanã, no Rio, quando entregava a taça da Copa do Mundo para Philipp Lahm, capitão da seleção da Alemanha.

    O som das vaias se misturava à celebração da torcida pela equipe alemã, que venceu a Argentina por um a zero e se tornou tetracampeã mundial de futebol na noite deste domingo (13).

    As vaias começaram quando Dilma recebeu a taça de Joseph Blatter, presidente da Fifa. Ela segurou o troféu por menos de quatro segundos antes de entregá-lo para Lahm –Blatter ainda segurava a taça com a mão direita no instante da entrega.

    Vaias também foram ouvidas quando a presidente apareceu no telão do Maracanã cumprimentando o técnico argentino Alejandro Sabella.

    Apesar do sinal de reprovação, as vaias foram menores do que as recebidas pela presidente em São Paulo na abertura da Copa –na ocasião, ela também foi xingada.

    Ao anunciar que participaria da festa de encerramento, a Dilma afirmou que encarava vaias como "ossos do ofício".

    Daniel Marenco/Folhapress
    A presidente Dilma Rousseff entrega a taça da Copa do Mundo para Philipp Lahm, capitão da Alemanha
    A presidente Dilma Rousseff entrega a taça da Copa do Mundo para Philipp Lahm, capitão da Alemanha

    XINGAMENTOS

    Aos 18min do segundo tempo, a presidente ouviu o primeiro grito de xingamento contra ela na final da Copa. Tímido e sem tomar conta do estádio, o coro repetiu a frase dita na abertura da Copa. "Ei, Dilma, vai tomar no c...", gritou uma parcela dos torcedores no estádio.

    O xingamento foi abafado rapidamente com uma vaia. A presidente sequer havia aparecido no telão. Ela está sentada na tribuna de honra entre a chanceler alemã Angela Merkel e Blatter.

    Dilma não assistiu a festa de encerramento da Copa, que aconteceu às 14h20. Ao contrário da presidente brasileira, outros chefes de Estado, como Merkel e o russo Vladimir Putin, viram o show.

    A presidente entrou na tribuna de honra momentos antes da partida iniciar. No intervalo, deixou seu assento e entrou no local reservado aos chefes de Estado e à cúpula da Fifa.

    Dilma não viu as primeiras jogadas do segundo tempo. Ela só voltou para sua cadeira aos 3min da etapa final, com um casaco preto.

    Mais cedo, Dilma participou de almoço oferecido a chefes de Estado de oito países que vieram ao Brasil para assistir à final da Copa.

    O almoço ocorreu no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, que foi cercado por forte esquema de segurança.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024