• Poder

    Saturday, 04-May-2024 10:07:19 -03

    'Estado investiga doa a quem doer', diz Alckmin após acusação a secretário

    DE SÃO PAULO

    15/07/2014 15h45

    O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse, na tarde desta terça-feira, que "o Estado de São Paulo investiga doa a quem doer". A afirmação foi feita após ele ser questionado sobre as acusação contra o secretário de Habitação, Marcos Rodrigues Penido.

    Como a Folha mostrou na edição desta terça, e-mails indicam que Penido intermediou duas doações eleitorais da Tejofran. A empresa é acusada de integrar o cartel de trens que fraudou licitações em São Paulo entre 1998 e 2008, em sucessivos governos tucanos.

    Ao ser questionado, Alckmin afirmou que "não seria apropriado comentar um vazamento seletivo, oportunista de uma investigação que está sob sigilo", mas destacou que o Estado vai investigar. "Isso nós fazemos permanentemente".

    Penido foi promovido a secretário em abril deste ano, após ter sido secretário-adjunto de Silvio Torres (PSDB). Na época das doação, porém, ele era diretor-técnico da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Conforme a legislação eleitoral, diretores de empresas públicas são proibidos de arrecadar para o partido.

    O e-mail que menciona a doação foi escrito por Henriqueta Giolito Porto, gerente da Tejofran, em 2 de agosto de 2012. Ela frisa que se trata de uma "contribuição oficial" e que Penido pediu um comprovante do depósito, que teria de ser feito "o mais breve possível". O secretário diz que nunca pediu doação.

    Na eleição de 2012, o ex-governador José Serra era o candidato tucano à Prefeitura de São Paulo e foi derrotado pelo petista Fernando Haddad.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024