• Poder

    Wednesday, 01-May-2024 15:59:47 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Site oficial usa família para mudar imagem de Aécio

    DANIELA LIMA
    DE SÃO PAULO

    16/07/2014 15h37

    Lançado nesta terça-feira (15), o site oficial da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República explora, em diversas de suas principais ferramentas, a imagem do tucano como "pai de família".

    Em três dos quatro vídeos dedicados à apresentação do mineiro são usadas imagens de sua filha Gabriela, de sua mulher, Letícia Weber, e uma animação em que ele está com os gêmeos Julia e Bernardo, recém-nascidos, no colo.

    O perfil que a campanha faz de Aécio é um antídoto aos vários anos em que o tucano foi tido como um homem boêmio ou "bon-vivant" tanto por adversários como por aliados. Antes retratado como namorador, casou-se no fim do ano passado com Letícia, quando já despontava como presidenciável.

    Veja vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    Sua vida privada é explorada por opositores desde que ele era governador de Minas Gerais. E a contraofensiva da campanha ocorre, agora, justamente no terreno em que os ataques mais pesados a Aécio são disseminados: a internet –ele foi o último entre os principais candidatos ao Planalto a lançar um site.

    No fim do ano passado, o tucano iniciou uma série de processos na Justiça para identificar detratores que vinculavam, na rede, seu nome ao abuso de álcool e drogas.

    Com o avanço das investigações –ficou provado que alguns dos ataques partiram de estruturas comandadas pelo PT–, a campanha do presidenciável mineiro deu início a uma nova fase, em que apresenta Aécio "oficialmente" na internet.

    Um dia antes de lançar o site, Aécio estreou no Twitter, ferramenta na qual nunca havia postado. No portal, o time do tucano decidiu apostar na promoção de sua biografia. Há apenas duas menções críticas ao governo Dilma Rousseff (PT) na página principal.

    O primeiro vídeo é uma coletânea de depoimentos da mãe, da mulher, da filha, de primos e da irmã de Aécio. O segundo, uma animação. Com jingle em ritmo de xote, diz que "Aécio é um cabra bom".

    "Marido da Letícia, pai da Gabriela, da Julia e do Bernardo, neto do Tancredo [Neves]", diz o segundo verso. Há uma imagem do tucano com os dois bebês no colo: "Quem tem filho pequeno sempre olha lá na frente, pensando no futuro, e isso é bom pra nossa gente", conclui.

    Mesmo o vídeo sobre a "trajetória política" do senador traz fotos dele com a filha e com a mulher grávida.

    Adversário de Aécio na corrida presidencial, Eduardo Campos (PSB) também tem divulgado imagens da família em redes sociais. O nascimento do filho Miguel, em janeiro deste ano, foi divulgado à imprensa com fotos.

    EQUIPE

    Os principais criadores do site da campanha tucana foram os publicitários Zuza Nacif e Mino Mazzamati –este último havia trabalhado para o apresentador da TV Globo Luciano Huck, de quem Aécio é amigo. Ambos integram o time do marqueteiro Paulo Vasconcelos.

    A montagem da página do tucano na internet foi supervisionada pela irmã do senador, Andrea Neves. Anunciado ainda na pré-campanha como responsável pela área digital, Xico Graziano, ex-presidente do Incra, acabou escanteado da função.

    O site lançado por Graziano no início deste ano foi mal avaliado, e a cúpula da campanha de Aécio optou por profissionalizar a atuação na internet, montando um novo time. Oficialmente, Graziano permanece no cargo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024