• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 08:27:17 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Garotinho e Crivella lideram empatados no Rio com 24%

    FERNANDO CANZIAN
    DE SÃO PAULO

    17/07/2014 19h38

    Os candidatos ao governo do Rio Anthony Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB) aparecem empatados com 24% das intenções de voto cada um na primeira pesquisa Datafolha realizada após a oficialização das candidaturas no Estado.

    A seguir vêm também empatados, considerando a margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 14%, e o senador Lindbergh Farias (PT), com 12%.

    Os candidatos Tarcísio Motta (PSOL) e Dayse Oliveira (PSTU) obtiveram, respectivamente, 2% e 1% das intenções de voto. Ney Nunes (PCB) não foi citado. Declararam que devem votar em branco ou anular o voto 16% dos entrevistados; e 7% não souberam responder.

    Garotinho lidera no interior do Estado (tem 31% contra 16% de Crivella) e nas cidades com até 200 mil habitantes (32%). Crivella está na frente na capital, com 26%, ante os 16% de Garotinho.

    Marcelo Crivella se destaca entre os eleitores mais pobres, com renda familiar média mensal de até 2 salários mínimos (com 28%) e entre os que reprovam o desempenho de Pezão (27%) à frente do governo do Rio.

    Editoria de Arte/Folhapress

    A gestão do atual governador fluminense é considerada ótima/boa por 19% dos eleitores, regular por 40% e ruim/péssima por 21% (20% não souberam opinar).

    Quanto à religião, tanto Garotinho quanto Crivella obtêm índices acima da média entre os evangélicos pentecostais (30% e 35%, respectivamente). Entre os evangélicos não pentecostais, Crivella tem 10 pontos percentuais de vantagem sobre Garotinho (33% contra 23%).

    Quando questionados sobre em qual candidato não votariam de jeito nenhum, Garotinho lidera, com rejeição declarada por 39% dos entrevistados. Pezão, Lindbergh e Crivella vêm em segundo, tecnicamente empatados, com 19%, 17% e 16%, respectivamente.

    Na intenção de voto espontânea (onde não são apresentados os nomes de candidatos) chega a 61% o total de eleitores que não sabem em quem vão votar.

    A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 16 de julho, com 1.317 eleitores de 31 cidades do Rio, e encomendada ao Datafolha pela Folha em parceria com a TV Globo. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-00009/2014. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Editoria de Arte/Folhapress
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024