• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 07:17:09 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Serra lidera pesquisa para senador em SP, mostra Datafolha

    RICARDO MENDONÇA
    DE SÃO PAULO

    17/07/2014 22h00

    O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) lidera a corrida pelo Senado no Estado de São Paulo com 34% das intenções de voto, segundo o Datafolha.

    Logo atrás de Serra aparece o petista Eduardo Suplicy, candidato à reeleição, com 29%. O ex-prefeito da capital paulista Gilberto Kassab (PSD) tem 7%.

    Os eleitores sem candidato a senador no Estado são 22%. É a soma dos 12% que pretendem votar nulo ou em branco com os 10% que hoje não sabem em quem votar.

    Neste ano vencem os mandatos de 27 dos 81 senadores da República. Trata-se do único cargo eletivo cujo mandato é de oito anos. Os mandados dos demais 54 senadores vencem em 2018.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Assim como as eleições para a Presidência, para os governos estaduais e para as prefeituras, a disputa pelo Senado é majoritária. Ou seja: cada partido só pode apresentar um nome para a disputa; vence quem tiver mais votos. Nas eleições para deputado e vereador, o eleitor tem a opção de votar no número do partido e, dessa forma, beneficiar candidatos menos votados nominalmente.

    No caso da eleição majoritária do Senado, porém, não há segundo turno. Um candidato pode ser eleito mesmo sem obter 50% mais um dos votos válidos.

    O Datafolha ouviu 1.978 eleitores em 55 municípios paulistas na terça (15) e nesta quarta (16). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o número de registro no TSE é SP-00010/2014. A pesquisa foi feita por encomenda da Folha e da TV Globo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024