• Poder

    Saturday, 18-May-2024 19:18:54 -03

    'Nunca vi tanto dinheiro na minha vida', diz Janot da Operação Lava Jato

    DE BRASÍLIA

    18/07/2014 19h29

    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está surpreso com o volume de recursos e quantidade de destinos e destinatários investigados pela Operação Lava Jato, deflagrada em março pela Polícia Federal.

    "Nunca vi tanto dinheiro na minha vida e vou morrer sem ver", disse Janot, durante café da manhã com jornalistas, nesta sexta-feira (18). A PF estima que o esquema de lavagem de dinheiro comandado por doleiros movimentou aproximadamente R$ 10 bilhões.

    O procurador não sabe precisar se o montante sob suspeita é ainda maior que o estimado pela polícia. No entanto, ele definiu o esquema como "robusto" e o comparou com o caso Banestado –que movimentou nos anos 1990 cerca de US$ 30 bilhões por meio das chamadas contas CC-5, usadas para remessa de grandes somas ao exterior. Assim como a Lava Jato, o esquema no Banestado começou a ser investigado no Paraná.

    "Vamos aguardar as investigações para que a gente possa quantificar esse caso", disse nesta sexta.

    Além do volume de recursos envolvidos, que mais impressionou Janot foi o fato do dinheiro ter sido usado em atividades diversas como campanha eleitoral, corrupção, tráfico de drogas e até contrabando de diamantes.

    Apesar de políticos estarem na lista de investigados por participarem do esquema, Janot não acredita que as apurações impactem de "maneira negativa" nas eleições.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024