• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 16:13:16 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Senador do PMDB tem 30 pontos de vantagem sobre governista no Ceará

    ANDRÉ UZÊDA
    DE FORTALEZA

    22/07/2014 21h27

    O senador Eunício Oliveira (PMDB) continua na frente na corrida pela sucessão ao governo do Ceará, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22).

    O peemedebista aparece com 44% dos votos válidos. Em segundo lugar, com 14%, vem Camilo Santana (PT), apoiado pelo governador Cid Gomes (Pros). Eliane Novais (PSB) tem 6% e Aílton Lopes (PSOL), 3%.

    Trata-se da primeira pesquisa eleitoral no Ceará registrada na Justiça Eleitoral após a definição de todos os candidatos.

    Na última aferição do Ibope, no mês passado, Eunício atingiu 34% das intenções de voto. Camilo Santana não foi incluído na relação dos candidatos apresentados, pois, até então, Cid pretendia indicar um nome do Pros para a sucessão –o mais cotado na pesquisa era o vice governador Domingos Filho, que marcou 22% na ocasião.

    Os demais candidatos ainda não haviam sido definidos ou não pontuavam.

    A pesquisa mediu também a rejeição dos candidatos ao governo. O petista lidera o quesito com 24% de rejeição, seguido por Aílton Lopes (23%), Eliane Novais (22%) e Eunício Oliveira (14%). Dos entrevistados, 15% declararam que votariam nulo ou em branco. Outros 18% afirmaram ainda não ter candidato.

    SENADO

    Para o Senado, o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) lidera a disputa com 58% das intenções de voto. O candidato do Pros, Mauro Filho, aparece em segundo, com 14%, à frente de Raquel Dias (PSTU), com 5%, e Geovana Cartaxo (PSB), com 2%.

    Na última pesquisa Ibope, Tasso, que compõe chapa com Eunício Oliveira, marcou 47% dos votos. Na ocasião, o nome de Mauro Filho ainda não havia sido definido para concorrer ao Senado.

    O Ibope ouviu 1.204 pessoas entre os dias 18 e 20 de julho. A margem de erro da pesquisa, encomendada pela TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo), é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no TRE-CE é 00010/2014.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024