• Poder

    Wednesday, 08-May-2024 18:51:15 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Após gravações, deputado suspeito de receber propina desiste de reeleição

    DO RIO

    31/07/2014 17h52

    O deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ) desistiu de concorrer à reeleição, nesta quinta-feira (31), de acordo com a sua assessoria. A desistência ocorre seis dias após denúncias de que o parlamentar recebia propina de uma ONG contratada para implementar programas sociais da Prefeitura do Rio, durante o período que ocupou as secretarias de Ordem Pública, Desenvolvimento Social e de Governo (2009-2014).

    "Diante dos recentes acontecimentos envolvendo o meu nome e pela necessidade de cuidar da minha família e preparar a minha defesa, declaro que vou encaminhar ao partido a retirada da minha candidatura para o pleito de 2014", disse, em nota.

    A informação da iminente desistência à reeleição havia sido antecipada pela coluna Painel da Folha, nesta quarta-feira (30). Bethlem teria dito a aliados que estaria sendo pressionado pelo partido, desde que as gravações vieram à tona. Ainda de acordo com o Painel, o PMDB espera que Bethlem se desfilie e renuncie ao mandato, pois teme que o escândalo contamine a imagem do prefeito Eduardo Paes (PMDB) e a campanha do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) à reeleição
    .
    Bethlem aparece em gravações de áudio e vídeo, divulgadas pelas revistas "Época" e "Veja", admitindo receber propina na prefeitura, além ter uma conta na Suíça. O valor das propinas chegaria a R$ 70 mil mensais. As gravações foram feitas por sua ex-mulher, Vanessa Felippe, que discordava do valor pago de pensão após o divórcio.

    Rafael Andrade/Folhapress
    Rodrigo Bethlem na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio, durante operação da Secretaria de Ação Social
    Rodrigo Bethlem na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio, durante operação da Secretaria de Ação Social

    Também nesta quinta-feira (31), a revista "Época" divulgou uma nova denúncia envolvendo suposto desvio de dinheiro do parlamentar.

    Segundo a reportagem, anotações feitas pelo parlamentar e entregues pela sua ex-mulher à revista informam que, em dezembro de 2009, quando atuava como secretário municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Bethlem autorizou a Orla Rio Associados, empresa privada que controla quiosques no calçadão das praias cariocas, a estender seus domínios também às areias.

    Os documentos entregues por Vanessa indicariam favorecimento de Bethlem à empresa, referente a esse contrato, além de uma contribuição da Orla Rio Associados para o caixa dois da campanha de sua campanha em 2010, quando ele se elegeu deputado federal pelo PMDB do Rio.

    Procurados pela Folha, a Orla Rio e a assessoria de Bethlem ainda não se posicionaram sobre a nova denúncia.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024