• Poder

    Saturday, 18-May-2024 10:33:18 -03

    Moradores relatam que socorreram vítimas de acidente aéreo em Santos

    CÉSAR ROSATI
    ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

    13/08/2014 14h53

    Moradores do Boqueirão, na região central de Santos, correram ao local da queda do avião que matou o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos (PSB), e tentaram socorrer as vítimas.

    O estivador Donizete Maguila Júnior, 37, que retornava do trabalho no porto de Santos e mora perto do local do acidente, disse ter socorrido os primeiros feridos, antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros. "Foi um barulho muito forte. Depois eu escutei gritos e, como eu tenho treinamento de resgate, corri para ajudar". A aeronave caiu em uma área residencial da cidade atingindo ao menos três imóveis.

    Segundo ele, ao se aproximar, viu pedaços de corpos dilacerados e sentiu um cheiro muito forte de querosene. "Eu vi o corpo do Eduardo Campos. Eu vi os olhos claros dele e cheguei a limpar o rosto dele. Na hora não acreditei... Eu vi o candidato."

    Ruas das redondezas do local foram bloqueadas. Equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão no local para o resgate.

    Outra testemunha do acidente, o empresário Vinícius Lopes, que tem uma escola de inglês na região, também foi ao local da queda. "Eu estava me preparando para abrir a escola quando escutei o barulho alto de um jato se aproximando. Então, o jato bateu no prédio. Parecia uma cena de guerra, um míssil atingindo um alvo", diz ele.

    A dona de casa Mariléia França, 65, mora a três quadras do acidente e diz que temeu que a aeronave atingisse sua casa. "Ele já desceu pegando fogo e bateu no prédio. Parecia uma bola de fogo", disse ela.

    Na área do acidente, é grande a movimentação de bombeiros, policiais militares e civis, soldados do Exército e Aeronáutica, além de membros da Defesa Civil e da Guarda Portuária. Há também muitos curiosos próximos ao acidente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024