• Poder

    Wednesday, 01-May-2024 21:07:43 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Depoimento: Com pés sujos de areia, entrevistando Campos no palácio

    FABIO VICTOR
    EDITOR-ADJUNTO DA "ILUSTRADA"

    14/08/2014 15h19

    Há quatro anos, eu cobria a campanha presidencial de 2010 para a Folha e fui a Pernambuco fazer algumas reportagens, entre as quais uma sobre as motivações da enorme popularidade de Lula no seu Estado natal.

    Aproveitei para tentar uma entrevista exclusiva com Eduardo Campos, que estava prestes a ser reeleito governador no primeiro turno, com votação consagradora.

    O então secretário de imprensa do governo, Evaldo Costa, disse que a agenda de Campos estava cheia, mas que num daqueles dias poderia surgir uma brecha para a entrevista.

    O fotógrafo freelancer chamado para me acompanhar nas pautas era Alexandre Severo.

    Eu não o conhecia, mas ao primeiro contato ele se revelou gentil e tranquilo, e nos entendemos bem. Nossa única divergência –eu Sport, ele Santa Cruz– era grave, mas contornável.

    Fomos às cidades de Ipojuca e Cabo, próximas ao porto de Suape, região que me parecia um laboratório das contradições trazidas com o crescimento abrupto e desordenado do Estado.

    Na praia de Suape, contratamos um barqueiro para nos levar às ilhas que se espalham perto do porto, Cocaia, Tatuoca e ilha das Cobras. Durante o trajeto, no mar, o barqueiro contou que o desenvolvimento da região e o Bolsa Família melhoraram a vida de sua família e rejeitou votar em Serra com medo que o tucano acabasse com o benefício social. Era um bom personagem para a reportagem.

    Na praia, ao voltarmos do mar, Severo foi fazer retratos do barqueiro. Pediu que ele entrasse no mar, arregaçou as calças e entrou junto. O dia terminava e, com ele, a luz do sol, e o fotógrafo resolveu usar flash. Numa situação comum no trabalho de uma dupla de reportagem, pediu que eu segurasse o flash enquanto ele fotografava. Arregacei as calças e entrei no mar também.

    Finda a sessão, enquanto me recompunha e limpava a areia das pernas, toca meu celular. Era Evaldo, o secretário de imprensa. "Apareceu uma brecha, venha agora para o palácio que o governador fala com você."

    Expliquei que estava em Suape e levaria cerca de uma hora para chegar. Ele disse para irmos mesmo assim.

    Entramos no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, com as barras das calças molhadas e os pés cheios de areia. A conversa foi publicada dias depois como "Entrevista da Segunda", ilustrada com um belo retrato feito por Severo.

    Voltei a trabalhar com o fotógrafo em outra pauta, no interior do Rio de Janeiro, onde mais uma vez nos entendemos muito bem.

    Encontrei Campos mais duas vezes, em eventos públicos.

    Na quarta-feira, os dois morreram no acidente em Santos.

    Que descansem em paz.

    Alexandre Severo - 30.ago.2010/Folhapress
    O barqueiro Adelson Porfirio de Souza, na praia de Suape, em foto de Severo com o auxílio do repórter
    O barqueiro Adelson Porfirio de Souza, na praia de Suape, em foto de Severo com o auxílio do repórter
    Alexandre Severo - 30.ago.2010/Folhapress
    O então governador Campos durante entrevista em seu gabinete, em foto de Severo
    O então governador Campos durante entrevista em seu gabinete, em foto de Severo
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024