• Poder

    Tuesday, 07-May-2024 02:05:50 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Situação financeira do Paraná divide eleitores, aponta Datafolha

    ESTELITA HASS CARAZZAI
    DE CURITIBA

    16/08/2014 03h00

    Principal tema da campanha do Paraná neste ano, a situação financeira do governo estadual, que tem enfrentado problemas, divide opiniões dos eleitores, segundo pesquisa Datafolha.

    Desde o ano passado, o governo de Beto Richa (PSDB), que concorre à reeleição, teve que paralisar obras e atrasar o pagamento a fornecedores por falta de dinheiro.

    Os eleitores se dividem a respeito da crise: o número de entrevistados que consideram a situação financeira do Estado ruim ou péssima (24%) é quase o mesmo dos que a aprovam (25%). Já os que a avaliam como regular somam 35%.

    Foram consultadas 1.226 pessoas no Paraná, entre terça (12) e quinta-feira (14), em 46 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

    O tema tem sido um dos mais explorados pelos candidatos ao governo neste ano.

    Richa se queixa do atraso na liberação de empréstimos pelo governo federal, que financiariam obras de infraestrutura, e fala em "discriminação" à sua gestão. Também reclama da queda de receitas, devido às desonerações de impostos federais, e diz que concedeu aumentos salariais que oneraram a folha e o impediram de fazer outros gastos.

    Seus principais adversários, Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT), o acusam de má gestão. Ao longo dos últimos quatro anos, o governo não conseguiu gastar o mínimo obrigatório em saúde (12% da receita) e ultrapassou o limite de despesas com pessoal.

    Entre os eleitores entrevistados pelo Datafolha, porém, há mais gente que aprova do que desaprova a maneira como Richa vem administrando a situação financeira do Estado: 38% consideram que o tucano age de maneira regular, 30% pensam que sua atuação em relação à situação financeira é ótima ou boa, e 19% consideram-na ruim ou péssima. 13% não souberam avaliar.

    A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-00014/2014.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024