• Poder

    Thursday, 02-May-2024 04:50:50 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Herdeiro político do pai, filho de Campos quase concorreu à Câmara

    NATUZA NERY
    MARINA DIAS
    ENVIADAS ESPECIAIS AO RECIFE

    16/08/2014 02h00

    Eram 13h de sexta-feira (15) e João Henrique, 20, ainda não havia comido nada. Foi a namorada Lara quem fez o filho homem mais velho de Eduardo Campos engolir três ou quatro pedaços de melancia. A casa estava cheia, mas com menos visitantes que na véspera. Entre um abraço e outro, assumia, sem notar, seu novo papel na família.

    "Estou firme. Minha preocupação maior agora é com minha mãe e com José", disse o jovem sobre Renata Campos e seu irmão José.

    Tão logo a notícia da morte do pai se espalhou, João passou a ser apontado como continuidade política do candidato. Filiado ao PSB, o estudante de engenharia ainda não sabe o que fará com esse legado imposto, ou ao menos abreviado por uma fatalidade. Ele não parece ter pressa.

    Reprodução/Facebook/eduardocampos40
    Imagem mostra Campos com a sua mulher, Renata, os cinco filhos; João Henrique está à direita
    Imagem mostra Campos com a sua mulher, Renata, os cinco filhos; João Henrique está à direita

    No ano passado, já havia ficado entre dois caminhos: candidatar-se a uma vaga na Câmara dos Deputados ou fazer um curso de seis meses em Londres. Optou pelo segundo, para a felicidade da mãe.

    Este ano, divulgou nota retirando seu nome na disputa com uma prima, bem mais velha, pelo comando do PSB Jovem. "Prefiro me preparar melhor para assumir o grande desafio que é defender o legado de Miguel Arraes e Eduardo Campos [] Espero ser reconhecido pelos meus méritos e não pelas minhas relações familiares."

    Recentemente, Renata liberou os filhos mais velhos para trancar a faculdade e acompanhar a campanha: "Um momento único", dizia.

    Como o presidenciável detestava viajar sem a mulher, muitas vezes era João quem a representava em eventos públicos. Neles, observava o pai e dava muitos palpites.

    Nesta sexta (15), João pediu que a imprensa o ajudasse a divulgar a informação de que, no acidente, uma corrente com medalhinhas usada por Eduardo Campos ainda não havia sido encontrada: no cordão estão pendurados pingentes de Nossa Senhora, de São Francisco, um "R", de Renata, e cinco peças de ouro que simbolizavam os filhos.

    Desde a tragédia de quarta, João, Maria Eduarda (22) e Pedro (18) mantêm-se fortes, assim como Renata. É José quem inspira maior cuidado. Com apenas 9 anos e muito ligado ao pai, seu olhar fica perdido boa parte do tempo.

    Para muitos, o pequeno irá surpreender a família quando chegar à idade adulta. Certo dia, durante a eleição municipal de 2012, chegou ao pai com a agenda escolar na mão.

    "Painho, escreve para a professora e diga que não vou amanhã". Surpreso, o governador indagou com um rápido "pra quê?" "Quero panfletar para o Geraldo Júlio" [hoje prefeito de Recife] Campos sorriu, sem esconder o orgulho, e assinou o pedido.

    Renata é vista como o melhor quadro para ser vice de Marina. Quem a conhece duvida disso e diz que sua obstinação é cuidar dos filhos.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024