• Poder

    Wednesday, 08-May-2024 20:41:51 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Programas eleitorais no Ceará omitem Dilma e citam programas federais

    ANDRÉ UZÊDA
    DE FORTALEZA

    20/08/2014 16h09

    O primeiro programa eleitoral dos candidatos ao governo do Ceará veiculado nesta quarta-feira (20) mostrou homenagens ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), citou programas sociais do governo federal e omitiu a presidente Dilma Rousseff.

    Das principais candidaturas, o primeiro programa foi o do senador Eunício Oliveira (PMDB), que lidera as pesquisas com 47% das intenções de voto, de acordo com levantamento do Datafolha na última semana.

    Em 7 minutos e 51 segundos, o senador falou sobre sua origem humilde no interior do Ceará, destacou o papel da sua família e citou suas ações como parlamentar. Em nenhum momento ele fez referências à presidente Dilma Rousseff (PT), candidata que diz apoiar para a reeleição.

    O candidato preferiu destacar o ex-governador cearense Tasso Jeireissati (PSDB), concorrente ao Senado em sua chapa, que apareceu pedindo votos para o peemedebista.

    Aliado no Estado ao PSDB, Eunício tem evitado defender Dilma em palanques e já passou por saias justas em razão da campanha presidencial. Na última delas, seu comitê de campanha divulgou fotos com a imagem do candidato tucano ao Planalto, Aécio Neves.

    A candidata do PSB ao governo do Ceará, Eliane Novais, usou seu programa para exibir uma homenagem ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que morreu na semana passada em acidente aéreo.

    A homenagem foi feita em linguagem de cordel, literatura popular do Nordeste, e mostrou Campos como um "grande estadista" e um político de ideais. Também lembrou o ex-governador Miguel Arraes, avô de Campos, classificando-o como "cearense altaneiro". Arraes nasceu em Araripe, no interior do Ceará, em 1916.

    PROGRAMAS FEDERAIS

    Campos também foi homenageado no programa do candidato do PT, Camilo Santana. Dono do maior tempo de TV na campanha cearense, com 8 minutos e 58 segundos, o petista usou parte do seu programa para se associar aos programas sociais do governo federal.

    Santana lembrou que foi secretário do Desenvolvimento Agrário no primeiro mandato do atual governador Cid Gomes (Pros), e disse ter facilitado a inclusão de sertanejos no Garantia Safra, programa conveniado com o governo federal.

    O candidato petista também destacou sua ação como secretário de Cidades no segundo mandato de Cid, e disse ser responsável pela inclusão de famílias no programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

    O programa de Santana também mostrou o governador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que pedem votos ao candidato. A presidente Dilma e o ex-presidente Lula também foram mostrados em fotos ao lado de Santana.

    No programa das candidaturas das eleições proporcionais, um dos destaques foi a ausência do Solidariedade na campanha. O partido chegou a registrar apoio à coligação do PT, inclusive cedendo seu tempo de televisão. Mas, na última segunda-feira (18), o presidente estadual da legenda, Genecias Noronha, mudou de lado e decidiu apoiar Eunício.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024