• Poder

    Sunday, 05-May-2024 17:37:19 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Em Goiás, Serra diz que governador tucano é 'criador do Bolsa Família'

    DE SÃO PAULO

    20/08/2014 21h20

    Candidato à reeleição para o governo de Goiás, o tucano Marconi Perillo exibiu nesta terça-feira (20), em seu programa eleitoral, um vídeo em que o ex-governador José Serra (PSDB-SP) diz que ele criou o Bolsa Família, uma das principais bandeiras sociais do PT.

    "Marconi foi o criador do Bolsa Família. Foi o primeiro homem público do Brasil, em governo, que adotou essa medida", afirmou Serra em depoimento.

    Não é a primeira vez que Perillo se vincula ao programa. Na campanha de 2010, o tucano exibiu um vídeo em que o ex-presidente Lula, em uma cerimônia de 2003, dizia que foi ele quem "sugeriu a ideia da unificação das políticas de assistência social deste país".

    Os programas sociais goianos foram unificados por Perillo em sua passagem anterior como governador do Estado (1999-2006).

    Serra foi apresentado no programa do tucano como "senador", embora dispute o cargo por São Paulo, e não por Goiás.

    Outros líderes tucanos exibidos foram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o candidato Aécio Neves, que Perillo, em discurso, chamou de "nosso futuro presidente do Brasil".

    BÍBLICO

    Os candidatos do PMDB, Iris Rezende, e do PSB, Vanderlan Cardoso, exibiram depoimentos de familiares na estreia do horário eleitoral.

    Aos 80 anos, o peemedebista, que governou Goiás por dois mandatos (1983-1986 e 1991-1994), foi apresentado como um "homem de espírito jovem". Uma das filhas elogiou sua "maturidade", e o candidato disse ter nascido com "o dom político".

    "A minha carreira política só encontra explicação na área espiritual", declarou. "Foi um dom que Deus me deu, de amar o meu semelhante. Isso é bíblico."

    Já Vanderlan Cardoso mirou em Perillo e Rezende ao dizer que Goiás "vem sendo governado por mais de 30 anos pelas mesmas pessoas e continua com os mesmos problemas".

    Em vez de parentes, o candidato do PT, Antônio Gomide, usou cidadãos de Anápolis, cidade da qual foi prefeito, para se apresentar aos eleitores.

    O programa afirmou que sua gestão teve 91,4% de aprovação dos anapolinos. "Você certamente conhece alguém que mora lá. Pergunte a essa pessoa quem é o Gomide", disse a apresentadora. Em seguida, o ex-presidente Lula endossou o discurso ao declarar que o petista foi reeleito com 80% dos votos no município.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024