• Poder

    Thursday, 02-May-2024 15:16:17 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Lula diz que 'reza todo dia' para candidato petista vencer em Minas

    PAULO PEIXOTO
    DE BELO HORIZONTE

    25/08/2014 21h42

    Em meio à disputa polarizada entre PT e PSDB pelo governo de Minas Gerais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (25) do programa noturno de TV do candidato petista Fernando Pimentel e disse que "reza todo dia" para o correligionário vencer a eleição.

    Foi a primeira participação de Lula no programa de Pimentel –a gravação foi realizada semana passada, em São Paulo.

    O programa do candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, ao contrário do que aconteceu durante toda a semana passada, não exibiu o senador Aécio Neves, candidato do PSDB ao Planalto, pedindo votos para o tucano.

    Aécio e o também ex-governador de Minas Antônio Anastasia, candidato ao Senado pelo PSDB, são os principais cabos eleitorais de Pimenta.

    Pimentel tem Lula e Dilma como cabos eleitorais, embora a presidente não tenha ainda dado depoimentos no programa de TV do candidato, de quem é amiga desde a juventude. Dilma já apareceu apenas em imagem. No rádio, contudo, ela já fez declarações de apoio.

    O programa de Pimentel intercalou a fala de Lula e realizações do candidato quando era prefeito de Belo Horizonte (2004 a 2008). Na ocasião, Lula era o presidente do país.

    Ele disse que, se Pimentel tiver desempenho semelhante ao que teve na prefeitura, ele "será o melhor governador da história de Minas". "É por isso que eu rezo todo dia para você ganhar", completou Lula.

    Pimenta fez um programa todo voltado para a área da saúde, o maior problema do Estado, segundo pesquisa Datafolha. Prometeu construir hospitais regionais em mais de dez cidades.

    Anastasia, em seu programa de TV para o Senado, também abordou o mesmo assunto. Disse que na área da saúde as realizações têm que ser permanentes, mas que os Estados não têm recursos para tanta demanda.

    Ele, então, criticou a concentração de recursos nas mãos do governo federal e prometeu lutar no Senado para mudar esse quadro.

    Pesquisa Datafolha realizada entre 12 e 14 de agosto indicou vantagem de 13 pontos de Pimentel sobre Pimenta. O petista tinha 29% de intenções de voto, contra 16% do candidato tucano.

    Os indecisos eram maioria: 31%. Outros 14% pretendiam votar branco, nulo ou em nenhum candidato. Portanto, 45% dos eleitores não tinham candidato.

    Para o Senado, Anastasia lidera com 46%, contra 7% de Josué Alencar (PMDB).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024