• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 11:49:26 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Caso do 'serial killer' entra na campanha eleitoral em Goiás

    PATRÍCIA BRITTO
    DE SÃO PAULO

    26/08/2014 17h33

    O candidato do PMDB ao governo de Goiás, Iris Rezende, levou ao seu programa eleitoral na televisão, para criticar a política de segurança do Estado, a sequência ainda não explicada de assassinatos de mulheres registrada em Goiânia nos últimos meses.

    Ao menos 15 jovens com idades de 13 a 29 anos foram mortas a tiros na cidade apenas neste ano. Na maioria dos casos, o crime foi cometido por um homem armado em uma motocicleta, que atira na vítima sem roubar nada. A polícia ainda não conseguiu esclarecer os crimes.

    No programa que foi ao ar na segunda-feira (25), a campanha peemedebista exibiu depoimentos do pai e de amigas de Isadora Aparecida dos Reis, 15, uma das vítimas da série de homicídios. Ela levou um tiro nas costas em 1º de junho, enquanto voltava a pé para casa, após almoçar com o namorado.

    Reprodução
    Pai de vítima de assassino em Goiânia fala no programa eleitoral de Iris Rezende (PMDB) em Goiás
    Pai de vítima de assassino em Goiânia fala no programa eleitoral de Iris Rezende (PMDB) em Goiás

    Emocionado, Gilmar dos Reis, pai de Isadora, mostrou fotografias da filha e relembrou o dia do crime.

    "Ela não saía na rua, um pouquinho só que saiu, aconteceu tudo de pior. A mãe deu um grito, eu posso viver cem anos, eu nunca esqueço esse grito: 'Isadora! Vamos comigo pra casa, Isadora, levanta daí'. Minha filha já morta."

    Em seguida, o programa cita números sobre o aumento da violência no Estado.

    "Jovens como Isadora, Ana Lídia e tantas outras moças e rapazes tendo suas vidas ceifadas, interrompidas pela violência", diz o candidato peemedebista.

    Entre as propostas para reduzir a violência, Iris Rezende promete dobrar o efetivo de policiais militares e civis no Estado e comprar novos armamentos e equipamentos para as equipes de segurança.

    O governo de Goiás ainda investiga o caso e montou uma força-tarefa de delegados para investigar as mortes em série. Contudo, a investigação enfrenta dificuldades, como a demora da Justiça de Goiás para autorizar alguns pedidos da polícia.

    Dois suspeitos estão presos preventivamente, mas negam participação nas mortes. Além deles, uma pessoa está foragida -o possível mandante de um dos crimes.

    Em seus programas eleitorais, o governador e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB), não citou as mortes nem a questão da violência no Estado.

    Nas propagandas, o tucano tem feito críticas à administração da capital, comandada pelo prefeito Paulo Garcia (PT), e afirmado que governa em parceria com as prefeituras, inclusive aquelas administradas por partidos da oposição.

    ELEIÇÕES EM GOIÁS

    Líder nas pesquisas, Perillo tem feito críticas indiretas a seus adversários locais, mas até o momento poupa a presidente Dilma Rousseff (PT), que enfrenta na disputa nacional o presidenciável do PSDB e aliado de Perillo, Aécio Neves.

    De acordo com pesquisa Ibope realizada de 10 a 12 de agosto, o governador tucano tem 41% das intenções de voto e é seguido pelo ex-governador Iris Rezende (PMDB), com 28%; por Vanderlan Cardoso (PSB), com 6%; e por Antônio Gomide (PT), que tem a preferência de 6% do eleitorado.

    Após protagonizar disputa com Júnior Friboi pela indicação para a candidatura do partido, Iris Rezende (PMDB), 80, se tornou o candidato mais velho a disputar um governo estadual neste ano. Nos programas eleitorais, sua campanha tem usado o discurso da "maturidade" e apresentado o candidato como homem de "espírito jovem", que ainda tem "garra" e "energia".

    Já os ex-prefeitos Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT) têm se apoiado na experiência de suas administrações nas prefeituras de Senador Canedo e Anápolis, respectivamente, e contado com o apoio de líderes nacionais de seus partidos para tentar alavancar as candidaturas.

    O ex-presidente Lula gravou depoimento exclusivo para o programa eleitoral de Gomide, enquanto Cardoso tem se apresentado como candidato da ex-ministra e presidenciável Marina Silva (PSB).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024