• Poder

    Friday, 03-May-2024 05:28:01 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Ibope aponta liderança de Garotinho no Rio, mas Pezão empata no 2º turno

    ITALO NOGUEIRA
    DO RIO

    02/09/2014 19h49

    Duas semanas após o início da propaganda de TV, o deputado Anthony Garotinho (PR) manteve a liderança nas pesquisas de intenção de voto na disputa pelo governo do Rio. De acordo com levantamento do Ibope divulgado nesta terça-feira (2), ele tem 27% da preferência do eleitorado.

    O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o senador Marcelo Crivella (PRB) estão empatados tecnicamente com 19% e 17%, respectivamente. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

    Em quarto lugar está o senador Lindbergh Farias (PT), com 11%. Os demais candidatos somam 4%.

    Declararam votar branco ou nulo 14% dos eleitores. Não souberam opinar 8% dos entrevistados.

    O Ibope entrevistou 1.610 eleitores entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro. Ela foi encomendada pela TV Globo e registrada no TRE-RJ sob o número 26/2014.

    O cenário eleitoral do primeiro turno pouco se alterou em relação às últimas pesquisas. Nenhum dos candidatos oscilou para além da margem de erro.

    SEGUNDO TURNO

    A principal mudança é o empate entre Pezão e Garotinho num eventual segundo turno. Na simulação atual, os dois aparecem com 35% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, há uma semana, o candidato do PR liderava nesse cenário com 38%, contra 31%.

    Garotinho também está empatado com Crivella num cenário de segundo turno, assim como ocorria no último levantamento. Ambos aparecem com 34%. Já contra Lindbergh, Garotinho aparece na frente, com 37% contra 31%.

    O deputado, porém, continua a ser o candidato mais rejeitado, com 34% dos eleitores declarando não votar no ex-governador. Pezão (16%), Lindbergh (13%) e Crivella (12%) têm rejeição semelhantes, segundo a pesquisa.

    Antes do início da campanha, havia preocupação na campanha de Garotinho em relação ao baixo tempo de TV do candidato. Ele tem apenas 2,5 minutos, contra 4,5 de Lindbergh e 9 de Pezão. O Planalto chegou a pressionar o Pros para apoiar o candidato do PR, a fim de lhe garantir mais meio minuto de propaganda.

    O início da propaganda na TV, no dia 20 de agosto, não alterou o cenário do primeiro turno. Garotinho conseguiu reduzir sua rejeição após uma semana, de 44% em julho para 35% na pesquisa divulgada no dia 26 de agosto.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024