• Poder

    Monday, 06-May-2024 07:38:28 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    No Ceará, Eunício tem 41% e Camilo, 31%, aponta Datafolha

    ANDRÉ UZÊDA
    DE FORTALEZA

    03/09/2014 03h00

    O senador Eunício Oliveira (PMDB) mantém a liderança na corrida ao governo do Ceará, mas com menor vantagem em relação a Camilo Santana (PT), aponta pesquisa Datafolha realizada em parceria com o jornal "O Povo".

    O peemedebista aparece com 41% das intenções de voto –ante 47% no levantamento anterior, de 11 a 13 de agosto. Camilo, apoiado pelo atual governador do Estado, Cid Gomes (Pros), ganhou 12 pontos em relação à pesquisa passada e foi de 19% para 31%.

    No levantamento desta semana, o primeiro após o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, também pontuaram Eliane Novais (PSB), que marcou 4%, e Aílton Lopes (PSOL), com 2%. Brancos e nulos são 8%, e a taxa de indecisos é de 15%, a mesma da pesquisa anterior.

    O Datafolha ouviu 1.042 pessoas em 41 cidades do Estado na segunda (1) e terça-feira (2). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Eunício lidera as pesquisas no Ceará desde o início da campanha eleitoral. Na TV, o peemedebista tem atacado pontos da gestão de Cid Gomes e, assim, busca minar a candidatura do PT.

    Os principais alvos de Eunício são as áreas de segurança pública e saúde –essa última tem como secretário o ex-ministro Ciro Gomes, irmão do governador e que também apoia Camilo.

    Eunício era aliado dos irmãos Gomes até o início deste ano. Decidiu romper quando foi preterido pelo grupo –o peemedebista queria o apoio de Cid e Ciro na disputa ao governo.

    No campo nacional, após começar a campanha sem fazer referências aos candidatos presidenciais, Eunício tem apostado em pequenas inserções onde aparece ao lado de Lula e Dilma.

    Seu principal cabo eleitoral no Estado é o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB), candidato ao Senado, e que apoia Aécio Neves (PSDB) na corrida ao Planalto.

    Setores do PT criticam a campanha de Camilo por adotar o mesmo marqueteiro de Cid e por ter trocado o tradicional vermelho do partido pelo amarelo, do Pros.

    SENADO

    Na disputa ao Senado, Tasso Jereissati (PSDB), que integra a chapa de Eunício, mantém a liderança.

    O ex-governador tucano teve 54% de intenções de voto, ante 20% de Mauro Filho (Pros), candidato dos irmãos Gomes. Raquel Dias (PSTU) e Geovana Cartaxo (PSB) registraram 2% cada uma.

    O cenário é de estabilidade em relação ao levantamento anterior –os candidatos apenas oscilaram dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Tasso tenta a voltar à vida pública, após ter sido derrotado na eleição ao Senado em 2010. Na ocasião, após campanha que teve até Lula pedindo voto contra o tucano, Tasso perdeu a disputa para José Pimentel (PT) e para o próprio Eunício Oliveira.

    A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os protocolos CE 00021/2014 e BR 00517/2014.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024