• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 13:03:40 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    'Sou um candidato maduro, criativo e viável', diz Levy Fidelix

    EDUARDO GERAQUE
    DE SÃO PAULO

    10/09/2014 02h00

    Fundador e presidente do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), Levy Fidelix espera por mais um crescimento "vertiginoso" de sua agremiação política nestas eleições. Dos 12 deputados estaduais eleitos pela sigla no pleito anterior, Fidelix pretende agora eleger 30.

    "Temos conteúdo ideológico programático. Não tem nada de legenda de aluguel", diz o candidato ao Planalto, célebre pela ideia do aerotrem. Leia trechos da entrevista.

    Marlene Bergamo/Folhapress
    O candidato à Presidência Levy Fidelix (PRTB) dá entrevista diante de mesa com santa em escritório em SP
    Candidato à Presidência Levy Fidelix dá entrevista diante de mesa com santa em escritório em SP

    *

    Folha – Por que votar no senhor?
    Levy Fidelix – O povo clama por justiça. A maioria não está satisfeita com o que está aí em saúde, educação e mobilidade urbana. Não sou o candidato de empreiteiras e bancos sonegadores. Tenho bons projetos, boas ideias. Sou um candidato maduro, criativo e viável do ponto de vista eleitoral.

    Como melhorar a saúde e a educação, duas áreas vitais?
    Antes disso, é preciso dizer que o tema principal da minha campanha é combater o mercado que espolia nosso povo. É inviável pagar os juros extorsivos que pagamos.

    O senhor defende um calote?
    Jamais. Precisamos de um rearranjo. Uma auditoria, não nos moldes da esquerda, de caça às bruxas, mas para ver se não estamos pagando coisas de forma errada.

    Com isso sobrará dinheiro para a saúde e a educação?
    Vamos dobrar o orçamento da saúde com o dinheiro que sobrará da consultoria. Eliminar impostos sobre remédios e criar um plano nacional onde todos terão cartão único ligado a seus prontuários. Uma coisa séria é a criação dos motomédicos, que vão salvar muitas vidas em nosso trânsito caótico. Na educação idem, teremos mais dinheiro.

    Tem planos de inclusão social?
    Vou transformar o Bolsa Família em salário-família integral. E obrigar as pessoas, no bom sentido, a trabalharem. Serão funcionárias do Estado. Como fez o Roosevelt após a crise de 1929. Ele abriu frentes de trabalho. Aqui, vamos construir portos, aeroportos, estradas com esses trabalhadores. Ninguém se sente confortável ficando só em casa, sem trabalhar, recebendo R$ 400 por mês.

    Mas isso não tira postos de trabalho da iniciativa privada?
    O Estado também promove ações. Vamos encontrar trabalho em qualquer lugar, basta boa vontade. O Bolsa Família tem muitas distorções, meninas que a mãe manda engravidar para ganhar o dinheiro. Está virando programa eleitoreiro, não pode. Vou acabar com esse negócio de PAC. Precisamos de planos de curto, médio e longo prazo. Como no tempo dos militares –foram feitas coisas boas e corretas. Se ocorreu tortura e censura, não é comigo. Quando os militares saíram, em 1985, nós éramos a oitava economia do mundo.

    Mas a saúde e a educação não tinham índices negativos?
    Nossas universidades [a USP, no caso de SP, é de 1934], empresas como a Embraer e a Petrobras [criada em 1953 pelo governo Getúlio Vargas] saíram daquele tempo. Como a agroindústria. Se os militares quiserem participar hoje do processo democrático, isso é bom, sadio. E não se trata de defender a ditadura.

    -

    RAIO-X - Levy Fidelix

    • IDADE 62 anos
    • FORMAÇÃO Cursou comunicação social na UFF (Universidade Federal Fluminense)
    • CARREIRA Fundador e presidente do PRTB. Disputou, desde 1986, várias eleições, concorrendo a deputado federal, prefeito de São Paulo, governador do Estado de São Paulo e presidente da República. Nunca foi eleito
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024