• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 03:08:12 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Ana Amélia segue à frente de Tarso Genro no RS, mostra Datafolha

    FELIPE BACHTOLD
    DE PORTO ALEGRE

    10/09/2014 19h11

    O quadro da disputa pelo governo do Rio Grande do Sul continua inalterado, aponta pesquisa Datafolha realizada em parceira com o grupo RBS. A senadora Ana Amélia Lemos (PP) e o governador Tarso Genro (PT), que lideram as preferências do eleitor, oscilaram para baixo em relação à semana passada.

    A candidata do PP tem 37% das intenções de voto, contra 28% do rival petista. A diferença oscilou de oito para nove pontos percentuais –na semana passada Ana Amélia tinha 39% e Tarso, 31%.

    O terceiro colocado é José Ivo Sartori (PMDB), apoiado pela presidenciável Marina Silva (PSB) –tinha 10% e agora oscilou para 11%. O pedetista Vieira da Cunha se manteve em quarto, com 2%. Roberto Robaina (PSOL) teve 1%, e os demais não pontuaram.

    Votos brancos e nulos e somam 3%. Não souberam ou não quiseram opinar 17% dos entrevistados.

    O Datafolha simulou um segundo turno entre os dois candidatos à frente. Nesse cenário, Ana Amélia também lidera –49% a 36%, ante 49% a 39% na semana anterior.

    O Datafolha ouviu 1.258 eleitores em 48 cidades entre segunda (8) e terça-feira (9). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

    Tarso é o candidato com a maior rejeição: 24% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum, ante 14% de Ana Amélia.

    CAMPANHA

    Na campanha, mesmo sem a dianteira nas pesquisas, Tarso Genro vem sendo o candidato mais atacado.

    Na semana passada, adotou nova tática para tentar reverter a vantagem de Ana Amélia. Em debate, repetiu que a rival "não conhece o Rio Grande" porque "morou 40 anos em Brasília".

    A candidata é gaúcha, mas se tornou conhecida no Estado trabalhando como jornalista na capital federal até 2010. Era correspondente do grupo RBS, a principal rede de comunicação do Estado.

    A senadora conta com a boa infraestrutura de seu partido no interior e vem enfatizando sua ligação com o setor rural. Em 2012, o PP foi a sigla com mais prefeitos eleitos no Estado.

    Tarso tem como base eleitoral Porto Alegre, cidade que governou duas vezes (1993-1996 e 2001-2002) e onde o PT tem tradição de boas votações.

    Em terceiro lugar, o peemedebista Sartori passou a apostar nas últimas semanas no vínculo de sua coligação com Marina Silva.

    O candidato exibiu na TV mensagens em que Marina o chama de "humanista", e promoveu um comício com a presidenciável no interior na semana passada.

    O presidenciável Aécio Neves (PSDB) é apoiado no Estado por Ana Amélia.

    A pesquisa Datafolha foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os protocolos RS 00015/2014 e BR 00584/2014.

    Editoria de Arte/Folhapress
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024