• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 07:31:34 -03

    Ministério reafirma dados sobre redução da pobreza e ataca TCU

    DE BRASÍLIA

    10/09/2014 21h32

    O Ministério do Desenvolvimento Social informou nesta quarta-feira (10) por meio de nota que as conclusões do TCU sobre os programas sociais do governo revelam "ignorância" dos técnicos do tribunal e são "equivocadas".

    Segundo o ministério, o relatório do TCU "parte de premissas erradas para chegar a conclusões equivocadas sobre o Programa Bolsa Família e outras políticas".

    "O texto revela ignorância dos técnicos sobre os critérios internacionais de mensuração de pobreza, desconhecimento da legislação e até mesmo erros de cronologia que induziram os ministros a equívoco".

    Ainda segundo o texto, o "documento produzido pelo TCU desconsiderou as respostas e esclarecimentos técnicos prestados pelo MDS".

    O ministério informou ainda estranhar o "posicionamento político" no caso, acusando o órgão de destacar no relatório somente projetos do candidato do PSDB à presidência, senador Aécio Neves, entre centenas de outros em tramitação no Congresso.

    "É estranho o posicionamento político expresso no relatório do TCU às vésperas das eleições presidenciais, questionando o aumento do gasto em assistência social em 1.220%".

    E continua dizendo que o "gasto com assistência social expressa a opção política sustentável deste governo em investir na população pobre por meio do aumento do Programa Bolsa Família e dos investimentos em serviços e benefícios de assistência social".

    A nota diz que causou "estupefação" a referência no relatório do TCU a dois projetos de lei do senador Aécio "entre centenas de projetos que tratam da matéria social, estes, inócuos, foram pinçados e abordados no relatório".

    Em outra crítica, o MDS chama as posições do TCU de "simplistas e preconceituosas" e que o órgão "desconhece o direito à assistência social e à rede de proteção social, consolidada nos últimos anos".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024