• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 10:21:37 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Líder nas pesquisas, ficha-suja renuncia à candidatura em Roraima

    JOÃO PEDRO PITOMBO
    DE SALVADOR

    12/09/2014 20h46

    O ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP) renunciou nesta sexta-feira (12) à candidatura ao governo do Estado e registrou a candidatura de sua mulher, Suely Campos (PP), ao cargo.

    A renúncia foi motivada pelo indeferimento de sua candidatura pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Roraima, há cerca de um mês.

    O candidato recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas optou por não aguardar uma decisão final. Segundo a legislação eleitoral, um novo candidato só pode ser registrado até 20 dias antes das eleições.

    A candidatura de Neudo Campos foi barrada com base na Lei da Ficha Limpa: ele foi condenado em segunda instância por peculato (crime contra a administração pública) pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 1º Região.

    Também foi condenado em 2010 pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por não prestar contas da construção de um anel viário inacabado.

    O ex-governador também chegou a ser preso em 2003 na Operação Gafanhoto, por supostamente liderar um esquema de falsas folhas de pagamento com funcionários fantasmas no governo do Estado.

    LIDERANÇA

    Governador de Roraima entre 1994 e 2002, Neudo tinha 32% das intenções de voto e liderava numericamente a disputa, segundo pesquisa Ibope divulgada em 12 de agosto.

    O governador Chico Rodrigues (PSB) e a senadora Ângela Portela (PT) registraram 27% das intenções de votos cada um.

    Suely Campos (PP) vai disputar o cargo pela coligação "Salve Roraima", formada por PP, DEM e PTB. Concorre ao Senado na chapa o senador Mozarildo Cavalcante (PTB).

    Ela já foi deputada federal entre 2003 e 2006, além de vice-prefeita de Boa Vista entre 2009 e 2012.

    A Folha tentou entrar em contato com Neudo e Suely Campos, mas não conseguiu localizá-los nesta sexta (12).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024