• Poder

    Sunday, 05-May-2024 13:41:38 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Rivais históricos, bacuraus e araras se unem no Rio Grande do Norte

    DANIEL CARVALHO
    ENVIADO ESPECIAL AO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

    13/09/2014 02h00

    No Rio Grande do Norte, eleição tem clima de clássico de futebol. Os eleitores se dividem entre duas grandes torcidas, bacurau e arara, aves que representam famílias tradicionais do Estado.

    O bacurau, de hábitos noturnos, simboliza os Alves. Já a arara é família Maia. Os clãs se revezam na política potiguar desde a década de 1960.

    "Sou bacurau da gema, desde que nasci. Minha família toda é bacurau", disse a dona de casa Maria das Graças da Silva, 54, de Várzea, no agreste do Estado.

    Os adversários políticos têm músicas e cores específicas: bacuraus são verdes, e as araras, vermelhas.

    Bacurau também é como era conhecido o último trem que saía de Natal, de madrugada. O apelido teria sido dado ao clã Alves a partir do ex-governador Aluízio Alves (1921-2006), que distribuía Diários Oficiais com nomeações de familiares e apadrinhados no fim da noite, sem ser visto pela maioria da população, tal qual o trem.

    Nome do novo aeroporto do Estado, Aluízio é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que agora disputa o governo do RN.

    Henrique é o representante político do clã mais proeminente hoje em dia, ao lado do ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência), seu primo. Pelo lado das araras, o destaque é o senador José Agripino Maia (DEM-RN).

    Nestas eleições, acontece um fato atípico: bacuraus e araras estão no mesmo palanque. A candidata ao Senado na chapa de Alves é a ex-governadora Wilma de Faria (PSB-RN), que já foi casada com o ex-deputado Lavoisier Maia, uma típica arara.

    Nos atos de campanha pelo interior do Estado acompanhados pela Folha no final desta semana, ambos procuraram trocar elogios e ressaltar em seus discursos que haviam acabado com o "radicalismo" da política estadual.

    "Quem for bacurau como eu é voto para Wilma senadora", disse Henrique Alves. "O Rio Grande do Norte não comporta mais radicalismo nem intolerância", afirmou, no município de Várzea.

    "Aqui, a gente juntou o verde e o vermelho", disse a ex-governadora. "Nós estamos votando em bacurau, então bacurau precisa votar na gente também", disse, no ato.

    O principal adversário de Henrique Alves é o atual vice-governador Robinson Faria (PSD-RN), que se apresenta como alternativa à polarização entre as famílias.

    Segundo pesquisa Ibope realizada entre 25 e 27 de agosto, Alves tem 40% das intenções de voto no Estado, contra 28% de Faria.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024