• Poder

    Thursday, 02-May-2024 18:13:03 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Em parecer ao TSE, Janot diz que Maluf deve seguir inelegível

    SEVERINO MOTTA
    DE BRASÍLIA

    16/09/2014 17h39

    O procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, enviou nesta terça-feira (16) um parecer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo que a corte mantenha o deputado Paulo Maluf (PP-SP) inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.

    No início do mês o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo já havia negado o registro de candidatura a Maluf, que tenta a reeleição, por entender que a condenação do político no caso de superfaturamento na construção do túnel Ayrton Senna, quando ele era prefeito da capital paulista, o enquadra no artigo da Ficha Limpa que trata da inelegibilidade por improbidade administrativa.

    Com o registro negado, Maluf recorreu ao TSE, que deve analisar seu caso na quinta-feira (18) ou na próxima terça-feira (23).

    No recurso enviado ao tribunal, o advogado Eduardo Nobre argumenta que, quando Maluf foi condenado por improbidade administrativa, os desembargadores não declararam que o crime foi praticado intencionalmente. Crimes praticados apenas por negligência ou imprudência não se enquadram na Lei da Ficha Limpa, de acordo com Nobre.

    O advogado diz ainda que Maluf também teria que ser condenado por enriquecimento ilícito para ser considerado ficha-suja.

    A defesa do deputado recorre da condenação no caso do túnel Ayrton Senna.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024