• Poder

    Sunday, 05-May-2024 09:06:26 -03

    Aliados de Marina vão procurar trabalhadores do petróleo

    DE SÃO PAULO

    16/09/2014 23h32

    Representantes da campanha de Marina Silva (PSB) pretendem se encontrar com trabalhadores da área do petróleo para conversar sobre a exploração do pré-sal.

    Embora tenha feito comentários críticos ao atual regime de exploração do petróleo do pré-sal, o coordenador Walter Feldman quer mostrar que Marina não vai alterar a legislação em vigor e pretende manter a política de conteúdo local.

    O pré-sal tem sido tema usado pela campanha de Dilma Rousseff (PT) contra Marina. Aliados da ex-senadora afirmam que o PT distorce o discurso de Marina, ao dizer que ela abandonaria a exploração do pré-sal. Em seu programa, a ex-senadora dá ênfase aos investimentos na ampliação de energias renováveis, como a solar e eólica.

    Em encontro com empresários na última segunda-feira (15), na Amcham, Feldman descreveu críticas que ouviu de executivos que atuam no setor.

    Uma das queixas que ele diz ter recebido é sobre o regime de partilha, instituído em 2010. A legislação faz com que a Petrobras seja a única operadora de todas as áreas de exploração do pré-sal.

    Segundo ele, executivos afirmam que a própria Petrobras não está satisfeita com a decisão e enfrenta limitações de investimento.

    "O programa [de Marina] não aprofundou essa questão ainda. Minha avaliação e dos coordenadores de campanha é que nós temos um primeiro programa no primeiro turno, um aprofundamento no segundo turno e um aprofundamento ainda maior na transição, além de uma uma gestão com participação democrática. Mas nós temos clareza que o Brasil está numa enrascada, também de caráter ideológico, na questão do petróleo do pré-sal."

    Feldman detalhou críticas dos empresários e fez uma avaliação negativa da gestão que o governo federal faz da Petrobras. Diz que a excessiva interferência política fragiliza a companhia.

    "Não há possibilidade de exploração intensiva do pré-sal, como nós acreditamos ser o adequado, se não tivermos uma Petrobras resgatada na sua origem e na sua qualificação".

    Embora o programa de Marina, apresentado em agosto, fale em revisão da política de conteúdo local, a candidata defendeu o incentivo à indústria local, na semana passada, no Rio.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024