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    3% dos candidatos a deputado em SP têm 1/5 do tempo na TV

    GABRIELA TERENZI
    JOSÉ MARQUES
    RAYANNE AZEVEDO
    PAULA REVERBEL
    DE SÃO PAULO

    22/09/2014 02h00

    Entre os mais de 1.300 candidatos a deputado federal aptos a concorrer pelas 70 vagas da Câmara por São Paulo, apenas uma parcela conta com aparição regular no horário eleitoral.

    Levantamento feito pela Folha concluiu que só 39 desses candidatos têm participação diária na televisão, o que equivale a 3% do total de inscritos nas eleições deste ano.

    Esses políticos não apenas são mais frequentes como monopolizam as propagandas dos partidos (veja quadro ao lado). Juntos, os candidatos com participação diária dominam 20% de todo o tempo de propaganda para deputados federais.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Protagonistas do horário eleitoral; confira percentual de tempo que o candidato ocupa na propaganda do seu partido
    Protagonistas do horário eleitoral; confira percentual de tempo que o candidato ocupa na propaganda do seu partido

    O raciocínio mais comum dentro dos partidos é o de priorizar os chamados "puxadores de votos", candidatos com potencial de grande votação, que acabam levando colegas menos populares à bancada da Câmara.

    "A gente definiu [a distribuição de tempo] por aqueles que têm mais votos, mas em todos os municípios, não só na sua região", afirma o presidente nacional do Solidariedade (SD), o deputado federal Paulinho da Força (SP). "Baseado nisso, como fui presidente da Força Sindical [ele é presidente de honra agora], eu tenho 22 ou 23 segundos de um total de 54s da propaganda", explica.

    O deputado ocupa, em média, 42% de todo o tempo destinado aos deputados federais do SD-SP, que registrou 44 candidatos neste ano.

    Questionado se sua participação expressiva na propaganda causa conflitos dentro da sigla, Paulinho negou. "Não causa ciumeira, pelo contrário, queriam até me dar mais tempo", riu.

    Nessa linha, o caso mais emblemático é o de Tiririca (PR-SP), que após ser o deputado federal com a maior votação no Brasil em 2010 (1,4 milhão de votos), passou a contar com dois terços do tempo de seu partido.

    No um minuto e 25 segundos de propaganda diária do PR, conquistados em boa parte pela bancada que Tiririca ajudou a eleger, o palhaço já imitou o cantor Roberto Carlos e Pelé, dançou funk e repetiu o bordão: "Tá cansado da política? Vote no Tiririca".

    Outras legendas, como o PSOL, dizem preferir aproveitar o tempo com nomes já conhecidos do partido para "apresentar o programa" e "puxar" a votação dos outros candidatos. "Não usamos o tempo para ficar fazendo brincadeiras no vídeo, como o PR fez", afirmou o deputado Ivan Valente (SP), que monopoliza o espaço da sigla.

    O PT de São Paulo, por sua vez, aposta na divisão igualitária do tempo, de forma que todos os seus 68 candidatos a deputado federal apareçam semanalmente na televisão.

    "Para que haja a necessária renovação no Estado é preciso garantir a transparência das informações e propostas, dando possibilidade de escolha para o eleitor", disse o PT-SP, em nota. O partido também aposta na figura do ex-presidente Lula, que aparece com frequência pedindo votos para a sigla.

    ASSEMBLEIA

    A propaganda dos deputados estaduais de São Paulo segue padrão semelhante ao da campanha federal.

    Dos 1.878 candidatos aptos a concorrer neste ano, apenas 26 (1%) tiveram exposição diária desde o início do horário eleitoral. Metade desses políticos tenta a reeleição.

    O levantamento feito pela Folha da propaganda de deputados estaduais também constatou que 988 candidatos (52%) foram mostrados na propaganda da televisão -entre eles, 40% apareceram uma única vez.

    Considerando só o bloco da noite, veiculado no horário nobre, o número de candidatos expostos cai para 607.

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