• Poder

    Monday, 06-May-2024 05:33:12 -03

    Na ONU, Dilma ressalta queda do desmatamento e fala em 'plano' contra aquecimento

    ISABEL FLECK
    GIULIANA VALLONE
    DE NOVA YORK
    MARCELO LEITE
    ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

    23/09/2014 12h07

    Em discurso na Cúpula do Clima da ONU, em Nova York, na manhã desta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil "é o exemplo" de que "um modelo socialmente justo e ambientalmente sustentável é possível".

    A presidente destacou a redução, em dez anos, do desmatamento no país em 79% e como, entre 2010 e 2013, o Brasil deixou de lançar na atmosfera, a cada ano, em média 650 milhões de tonelada de dióxido de carbono.

    "O Brasil, portanto, não anuncia promessas. Mostra resultados", disse a presidente, que deixou o país na reta final da campanha à reeleição para participar da cúpula e da Assembleia Geral.

    Dilma reforçou as posições brasileiras de que o novo acordo climático precisa ser "universal, ambicioso e legalmente vinculante" respeitando os princípios de "equidade e das responsabilidades comuns, porém diferenciadas" —uma referência aos países desenvolvidos, em especial aos Estados Unidos.

    Mike Segar/Reuters
    Presidente Dilma discursa na Cúpula do Clima da ONU, em Nova York (EUA)
    Presidente Dilma discursa na Cúpula do Clima da ONU, em Nova York (EUA)

    "Historicamente, os países desenvolvidos alcançaram o nível de bem estar de suas sociedades graças a um modelo de desenvolvimento, baseado em altas taxas de emissões de gases danosos ao clima", disse a presidente.

    "Nós não queremos repetir esse modelo, mas não renunciaremos ao imperativo de reduzir as desigualdades e elevar o padrão de vida da nossa gente."

    Dilma também disse que o Brasil é um exemplo de que possível o país "crescer" conservando o ambiente.

    "A produção agrícola de grãos se dá sobretudo pelo aumento da produtividade com uma expansão muito pequena da área agrícola plantada", disse.

    Segundo Dilma, até o fim do ano, o governo submeterá à sociedade brasileira um "plano nacional de adaptação", sem especificar como. Sobre adaptação se entendem medidas e políticas para se prevenir com as mudanças inevitáveis do aquecimento global.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024