• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 06:38:33 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Após viúva de Campos pedir voto para Câmara, Lula apoiará Monteiro na TV

    DANIEL CARVALHO
    DO RECIFE

    26/09/2014 20h18

    A penúltima semana antes das eleições termina em Pernambuco marcada pela aparição na TV de padrinhos políticos pedindo votos para seus afilhados que disputam o governo de Pernambuco.

    No programa que vai ao ar na noite desta sexta-feira (26), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparecerá pedindo votos para o senador Armando Monteiro Neto (PTB). Na segunda-feira (22), foi Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos, quem apareceu para pedir votos para Paulo Câmara (PSB)

    Segundo pesquisa Datafolha divulgada no início desta noite, Câmara ampliou sua vantagem e ganharia a eleição no primeiro turno. Ele aparece com 43% das intenções de voto, ante 34% de Monteiro.

    Veja vídeo

    No programa ao qual a Folha teve acesso, além de Monteiro engrossar o tom nas críticas a Câmara, o ex-presidente fala de sua relação com os dois adversários e pede votos para o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

    Lula afirma falar "como pernambucano" e diz ter tido com Campos "uma relação fraterna, de respeito e carinho", mas pede apoio para Armando Monteiro.

    "Pela sua experiência empresarial, pela sua experiência na Câmara e no Senado, Armando é o mais preparado para enfrentar os enormes desafios que o novo ciclo de desenvolvimento de Pernambuco exigirá nos próximos anos", afirma o ex-presidente.

    Lula gravou para Monteiro na quinta-feira (25). Ele viria a Pernambuco nesta sexta-feira, mas abortou o plano porque o seu candidato ao governo passou o dia se preparando para o debate da TV Clube (afiliada da TV Record) nesta noite.

    DIREITO DE RESPOSTA

    Também nesta noite, a campanha de Armando Monteiro levará à TV um comercial de um minuto de duração em que se defende de críticas feitas pela campanha de Paulo Câmara.

    O TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) concedeu direito de resposta ao petebista por causa de duas inserções de 15 segundos que insinuam que Monteiro é um mau administrador.

    Nas propagandas veiculadas na TV no dia 16 de setembro, uma voz cita a falência de empresas da família do candidato, mas não menciona o nome dele.

    "Dá pra confiar o governo de Pernambuco a um empresário mau patrão, que deixou centenas de empregados sem receber salário? Um candidato conhecido por votar contra os trabalhadores? Dá pra confiar?", questiona uma peça.

    "Dá pra confiar o governo de Pernambuco a um candidato que quebrou as empresas da própria família? Um candidato que tem banco falido, usinas endividadas e dezenas de negócios em ruínas? Dá pra confiar?", indaga o outro comercial.

    "A propaganda não se limitou a narrar fatos constantes em processos judiciais como afirmam os representados [Paulo Câmara e sua coligação], pois o fato de uma empresa da qual o representante [Armando Monteiro] é acionista encontrar-se em processo de recuperação judicial não significa que o candidato 'quebrou as empresas da própria família' ou 'tenha negócios em ruínas'", afirmou o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho em decisão monocrática.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024