• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 09:57:04 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Saúde disputa verbas com programas sociais e perde espaço no orçamento da União

    JOHANNA NUBLAT
    GUSTAVO PATÚ
    DE BRASÍLIA

    30/09/2014 02h00

    O subfinanciamento histórico da saúde pública e um conjunto de omissões de gestores desenham um quadro desanimador: a saúde é a maior preocupação nacional.

    Celebrado como grande conquista social, o SUS (Sistema Único de Saúde) amarga recursos tímidos desde sua origem, com a Constituição.

    Reunindo gastos públicos de todas as esferas (federal, estadual e municipal), o Brasil aplica pouco mais de 4% do PIB (Produto Interno Bruto) em saúde. É menos do que Argentina (4,9%), Reino Unido (7,69%) e EUA (8,22%), e mais do que o Chile (3,53%).

    Editoria de Arte/Folhapress

    Desde a década passada, a participação da saúde na receita da União caiu de 8% para os atuais 6,9%. A expansão das verbas da saúde foi comprometida, nos últimos anos, pela escolha da administração de priorizar os programas de transferência direta de renda às famílias.

    Segundo a Constituição, a saúde faz parte do orçamento da seguridade social, ao lado de Previdência, assistência e amparo ao trabalhador.

    Todas essas áreas são financiadas pela arrecadação das contribuições sociais sobre a folha de pagamento, o lucro e o faturamento das empresas. A receita, no entanto, se tornou insuficiente para atender todas as despesas. Na prática, isso significa uma disputa por recursos –na qual a saúde sai perdendo.

    A candidata Marina Silva (PSB) promete, se eleita, elevar os gastos com saúde na receita da União para 10% no intervalo de quatro anos –bandeira que movimentos sociais vêm tentando emplacar.

    O tucano Aécio Neves diz, em seu programa de governo entregue à Justiça eleitoral, que vai apoiar a mesma proposta ou "política similar".

    Já a presidente Dilma Rousseff (PT) não se compromete com aumento de gastos com saúde em seu programa. Em 2013, o governo disse ser inviável a proposta dos 10%.

    Quem lê os programas entregues à Justiça por Dilma e Aécio encontra poucas saídas concretas para a série de problemas da saúde brasileira.

    O de Marina, mais detalhado, oferece um pouco mais de pistas para os problemas que, certamente, não serão resolvidos em quatro anos.

    Vinte e seis anos depois de criado, o SUS sofre com falta de médicos em postos e hospitais (mal distribuídos país afora) e unidades em mau estado, sem oferta universal de exames simples ou complexos e tratamentos modernos para a doença identificada.

    O Mais Médicos distribuiu pouco mais de 14 mil profissionais –menos de 4% do total de médicos no Brasil.

    São desanimadoras as perspectivas para usuários do SUS que dependem de tratamentos como a radioterapia. Ou para mulheres de regiões do interior que precisam de um simples exame ginecológico que acuse cedo o risco de câncer de colo do útero.

    Os problemas passam ainda pela saúde suplementar –como lacunas no atendimento aos pacientes de planos de saúde e baixos valores pagos aos médicos desses planos.

    Sobre isso, os programas de Dilma e Marina silenciam. Aécio fala em reduzir "as grandes reclamações da população usuária dos planos de saúde". Sobre como fazer, diz apenas que vai profissionalizar a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

    -

    PROPOSTAS

    Dilma Rousseff (PT)

    • Expandir o Mais Médicos e a rede de UPAs (unidades pronto-atendimento)
    • Lançar o Mais Especialidades, criando em todas as regiões uma rede de clínicas para exames e tratamentos com especialistas
    • Rediscutir as atribuições federais, estaduais e municipais para planejar melhor a rede de atendimento e evitar gastos duplos

    Marina Silva (PSB)

    • Em quatro anos, vincular 10% da receita corrente bruta da União para ações de saúde
    • Construir 100 hospitais e 50 maternidades e distribuir 435 clínicas com especialistas
    • Apoiar a estruturação de carreiras para médicos e garantir pisos adequados
    • Promover os direitos reprodutivos e sexuais das mulheres e consolidar os serviços de interrupção legal da gravidez

    Aécio Neves (PSDB)

    • Apoiar e implementar a proposta dos 10% da receita corrente bruta da União para a saúde ou "política similar"
    • Criar uma carreira nacional para o médico
    • Aprimorar o Mais Médicos; padronizar o salário dos médicos do programa
    • Promover, já no 1º ano, a retomada de mutirões para reduzir filas de cirurgias

    -

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024