• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 06:00:30 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    TSE multa Dilma em R$ 25 mil devido a discurso de 1º de Maio

    SEVERINO MOTTA
    DE BRASÍLIA

    30/09/2014 21h44

    Por 4 votos a 3 os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram nesta terça-feira (30) multar a presidente Dilma Rousseff em R$ 25 mil por propaganda antecipada devido a seu discurso em comemoração ao 1º de Maio.

    Na ocasião, Dilma, em cadeia nacional de rádio e televisão, saudou trabalhadores e falou de conquistas de seu governo em contraponto a gestões anteriores. Devido a isso, foi representada pelo PSDB, que pediu sua condenação.

    Na representação, o PSDB destacou uma série de expressões usadas por Dilma, tais como: "estamos vencendo a luta mais difícil"; "um governo de mudança encontra todo tipo de adversários, que querem manter seus privilégios e as injustiças do passado" e "quero garantir a você, trabalhadora, e a você, trabalhador, que nossa luta pelas mudanças continua".

    A defesa de Dilma, por sua vez, defendeu o discurso dizendo que o mesmo era tradicional em homenagem aos trabalhadores, que ele aconteceu em data distante da eleição e que não houve ataques a adversários políticos.

    Ao julgar o caso, os ministros Gilmar Mendes, Maria Thereza de Assis, Luiz Fux e João Otávio Noronha decidiram pela multa. Os ministros Tarcísio Vieira, Henrique Neves e o presidente da corte, Dias Toffoli, entenderam que não houve propaganda antecipada.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024