• Poder

    Saturday, 04-May-2024 11:13:52 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Pezão continua na liderança no Rio, aponta Datafolha

    ITALO NOGUEIRA
    DO RIO

    01/10/2014 03h00

    O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), mantém a liderança nas intenções de voto para o governo do Rio, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (1o). De acordo com o levantamento, ele tem 31% da preferência do eleitorado, mesmo índice registrado na semana passada.

    Mas houve pela primeira vez uma queda na diferença entre as intenções de voto do peemedebista e do deputado Anthony Garotinho (PR) num provável segundo turno entre os dois. A vantagem de Pezão caiu de 24 para 17 pontos percentuais.

    As intenções de voto dos adversários do governador também ficaram estáveis na simulação do primeiro turno. Garotinho oscilou um ponto positivamente, registrando 24%. Os senadores Marcelo Crivella (PRB) e Lindbergh Farias (PT) têm, respectivamente, 17% e 11% da preferência do eleitor fluminense. O petista oscilou negativamente um ponto.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Considerando os votos válidos, em que são desconsiderados votos brancos, nulos ou indecisos, Pezão tem 35%. Um candidato vence no primeiro turno se tiver mais da metade dos votos válidos.

    O Datafolha entrevistou 1.522 eleitores entre segunda (29) e terça-feira (30) em 36 municípios. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais. A pesquisa, encomendada pela Folha e TV Globo, foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 50/2014.

    A principal mudança na pesquisa é a queda de sete pontos percentuais na diferença entre Pezão e Garotinho num provável segundo turno entre os dois. Neste cenário, o peemedebista tem 50% das intenções de voto, contra 33% do deputado do PR. Na última pesquisa, divulgada na sexta-feira (26), os dois tinham 54% e 30%, respectivamente.

    Pela primeira vez o Datafolha simulou um segundo turno entre o governador e Crivella. Neste cenário, Pezão venceria com uma margem menor: 47% a 37%.

    As taxas de rejeição permaneceram estáveis neste intervalo. Garotinho segue como o mais rejeitado (47%), seguido de Lindbergh (20%), Pezão (19%) e Crivella (15%).

    A quatro dias da eleição, os candidatos terão de intensificar a divulgação de seus números na urna. De acordo com o Datafolha, apenas 39% dos entrevistados entrevistados informaram corretamente a dezena de seu escolhido para o governo do Rio. Os eleitores de Crivella têm a maior taxa de acerto (47%), seguido dos de Pezão (40%) e Garotinho (33%).

    Na disputa ao Senado, a diferença entre o deputado Romário (PSB) e o vereador César Maia (DEM) oscilou positivamente três pontos percentuais. O candidato do PSB tem 49% das intenções de voto, contra 21% do ex-prefeito do Rio.

    IBOPE

    Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira aponta para a ampliação da vantagem do governador e candidato à reeleição Pezão.

    Em comparação com a pesquisa de 23 de setembro, Pezão subiu de 29% para 31% da preferência do eleitorado fluminense, ao passo que o segundo colocado, o ex-governador Garotinho oscilou dois pontos para baixo, de 26% para 24% das intenções de voto. Assim, a vantagem de Pezão aumentou quatro pontos –de três no dia 23, para sete agora.

    Marcelo Crivella oscilou um ponto para baixo, de 17% para 16%. Já Lindbergh Farias foi de 8% da preferência para 9%.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024