• Poder

    Saturday, 04-May-2024 10:11:56 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Pimenta lança plano de governo e defende água para os mineiros

    FERNANDA ODILLA
    ENVIADA ESPECIAL A BELO HORIZONTE

    01/10/2014 13h35

    Ao lançar seu plano de governo na manhã desta quarta-feira (1º), o candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, defendeu que o Estado deve usar seus recursos hídricos como bem político e econômico.

    O tucano propõe que o Estado "capitalize" sua água em favor dos mineiros.

    Em plena estiagem que castiga diferentes regiões de Minas, Pimenta disse que pretende estimular o aumento do volume de água com repasse de recursos para donos de nascentes.

    Ele falou ainda sobre a possibilidade vender água: "Se vamos gastar dinheiro para aumentar a água, é evidente que isso vai ter um valor econômico também".

    Segundo dados apresentados pelo plano de governo de Pimenta da Veiga, Minas é o maior produtor de água para a área economicamente mais ativa do país, contribuindo 73% para toda a vazão do rio São Francisco e "exportando" grandes volumes para Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

    L.Adolfo 25.mai.2014/Folhapress
    Candidato ao governo de Minas Pimenta da Veiga (PSDB) discursa em Uberaba (MG)
    Candidato ao governo de Minas Pimenta da Veiga (PSDB) discursa em Uberaba (MG)

    GANHAR DINHEIRO

    Fernando Pimentel (PT), principal adversário dos tucanos e líder nas pesquisas, diz que não é prioridade, neste momento, ganhar dinheiro com a água do Estado.

    "Hoje está faltando água em cidades importantes. Mais de 160 municípios estão em estado de emergência. Ganhar dinheiro com água é a última coisa que vamos pensar. Primeiro tem que recuperar os mananciais e garantir água para a população", disse Pimentel.

    Uma forte seca castiga diferentes regiões do Estado. A nascente de um dos principais rios do país, o São Francisco, secou.

    No sul de Minas, a estiagem revelou embarcações antes submersas durante décadas, conforme mostrou a Folha.

    O petista, que preferiu não lançar um plano de governo e apresentou suas propostas ao longo da campanha, disse que pretende, se eleito, lançar um plano emergencial para os municípios que sofrem com a seca.

    Pimenta da Veiga, por sua vez, propôs diferentes medidas em seu plano para a segurança hídrica, como criar um gabinete estratégico e implantar um sistema de alerta de seca.

    Perguntado por que decidiu lança um plano a quatro dias da campanha, o tucano respondeu: "Os outros [candidatos] não lançaram. Estamos sendo pioneiros. Queremos que as pessoas que vão votar no domingo saibam o que pretendemos fazer".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024