• Poder

    Thursday, 16-May-2024 16:24:11 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Governador tucano 'coloca' Jader Barbalho na campanha do Pará

    LUCAS REIS
    ENVIADO ESPECIAL A BELÉM (PA)

    02/10/2014 11h07

    Na última semana de campanha, o candidato à reeleição ao governo do Pará, Simão Jatene (PSDB), adotou um novo slogan para provocar seu principal adversário na disputa, Helder Barbalho (PMDB), filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA).

    "Quem conhece o Helder não vota no Barbalho", diz, em destaque, o site da campanha do tucano, numa referência ao fato de Helder omitir seu sobrenome em todas as peças publicitárias, em uma campanha eleitoral dissociada do pai. Jader renunciou ao Senado em 2001 e chegou a ser preso no ano seguinte sob acusação de desvios de recursos.

    Segundo última pesquisa Ibope, divulgada em 13 de setembro, Jatene e Barbalho apareceram tecnicamente empatados. O atual governador tinha 42% das intenções de voto, contra 38% de Barbalho. O empate persistia, também, na simulação de segundo turno e no índice de rejeição.

    Pedro Ladeira/Folhapress/Cristino Martins/Ag. Pará
    O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), e o candidato do PMDB Helder Barbalho
    O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), e o candidato do PMDB Helder Barbalho

    Uma nova pesquisa Ibope seria divulgada na semana passada, mas a Justiça Eleitoral questionou a metodologia empregada pelo instituto e vetou a publicação dos resultados, após questionamento da coligação de Barbalho.

    A estratégia de Jatene na última semana de campanha é, na verdade, um contra-ataque.

    Nos últimos dias, a propaganda de Barbalho exibiu gravação telefônica de 2011 em que a filha do governador, Izabela Jatene, pedia ao subsecretário de Receita do Pará a lista das 300 maiores empresas do Estado para "buscar um dinheirinho".

    No entanto a campanha dos tucanos afirma que a gravação foi tirada de contexto e que omite fala adicional de Izabela, em que ela diz que o dinheiro é para financiar o Propaz, programa social do Estado na qual ela é coordenadora.

    "Os veículos de comunicação de Barbalho omitiram a frase para tentar enganar o eleitor", diz peça de campanha de Jatene, referindo-se ao Grupo RBA, de Jader Barbalho, exibindo a imagem de Jader e Helder com a frase "eles são capazes de qualquer coisa".

    Em seu último programa na TV, Barbalho reforçou as críticas aos índices insatisfatórios do Pará em relação a saúde, educação e segurança pública, e também questiona promessas não cumpridas por Jatene.

    Já o atual governador citou o "passado de escândalos políticos" no Estado. "Vamos comparar quem fala com você olhando nos olhos, e quem esconde tudo, até o sobrenome", disse Jatene.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024