• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 02:26:17 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    ACM Neto inaugura obras em redutos do PT na BA às vésperas das eleições

    JOÃO PEDRO PITOMBO
    DE SALVADOR

    02/10/2014 12h04

    Às vésperas das eleições para o governo da Bahia, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), iniciou uma maratona de inaugurações em bairros da capital baiana que foram redutos do PT nas últimas eleições.

    O prefeito é tido como principal cabo eleitoral da oposição, que disputa com Paulo Souto (DEM) como candidato ao governo e Geddel Vieira Lima (PMDB) na corrida pelo Senado.

    Nesta quinta-feira (2), o prefeito vai inaugurar a obra de recuperação do ascensor que faz a ligação entre os bairros da Cidade Baixa e a Liberdade ""onde nasceu o candidato petista ao governo baiano, Rui Costa.

    No dia seguinte, serão inauguradas as obras de reurbanização das orlas de São Tomé de Paripe e Tubarão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, com investimentos de R$ 9,5 milhões.

    A inauguração terá shows de artistas como o cantor de axé Léo Santana, além de ampla programação cultural e queima de fogos.

    A região foi a principal base de votos para o PT nas eleições municipais de 2012, quando o candidato Nelson Pelegrino teve cerca de 60% dos votos no segundo turno contra 40% de ACM Neto.

    Orlando Brito/Divulgação/PSDB
    O presidenciável tucano, Aécio Neves, com Paulo Souto (DEM), à esquerda, e ACM Neto (DEM), à direita
    O presidenciável tucano, Aécio Neves, com Paulo Souto (DEM), à esq., e ACM Neto (DEM), à direita

    ATRASO NAS OBRAS

    As inaugurações na Liberdade e no Subúrbio estavam inicialmente programadas para a última semana. Contudo, alega a prefeitura, atrasos na entrega das obras motivaram o adiamento para a semana das eleições.

    A assessoria de comunicação da prefeitura informou que as inaugurações têm cunho estritamente administrativo e que a legislação eleitoral veda a participação de candidatos no ato.

    Aliados do prefeito, contudo, reconhecem que a entrega das obras de requalificação da região podem impulsionar a candidatura oposicionista no subúrbio de Salvador.

    "As inaugurações fazem parte da agenda administrativa. Mas é inegável que a popularidade do prefeito vai ajudar nosso grupo", afirma Cláudio Tinoco, vice-líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador.
    A oposição, contudo, considera que o prefeito age com "pirotecnia".

    "São obras pontuais e que não merecem esse tipo de festa, sobretudo na véspera das eleições", diz o líder oposicionista na Câmara, Gilmar Santiago (PT).

    CENÁRIO

    O candidato Paulo Souto (DEM) lidera as pesquisas e é favorito a vencer as eleições na Bahia. Segundo o Ibope, Souto tem 43% das intenções de voto, contra 27% de Rui Costa e 7% de Lídice da Mata (PSB).

    A campanha tem sido marcada por uma estratégia de vinculação dos candidatos governistas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de divulgação de obras entregues pelo governador Jaques Wagner (PT) como viadutos, hospitais e adutoras de água

    Do outro lado, os oposicionistas trazem no horário eleitoral uma forte crítica ao governo Wagner, desgastado por greves e pelo aumento nos índices de violência nos últimos oito anos.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024