• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 10:02:57 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Geraldo Alckmin: São Paulo, terra da inovação permanente

    GERALDO ALCKMIN

    04/10/2014 02h00

    O desenvolvimento de São Paulo é, antes de tudo, fruto das melhorias alcançadas pela própria população. A cada decisão individual, de busca por mais estudo ou abertura de negócio próprio, quem ganha é São Paulo. O Estado avança, desenvolve-se, emancipa-se. O governo entra como parceiro, através da geração de oportunidades e do apoio a quem mais precisa.

    Essa é a nossa motivação: permitir, com ações nas mais diversas áreas, que milhões de paulistas exercitem seus potenciais, realizem seus sonhos.

    Fundamental para isso foi recuperar a capacidade de investimento de São Paulo. Reduzimos o endividamento do Estado para o menor patamar da história: de 2,2 para 1,4 de sua receita corrente líquida. Com isso, São paulo tem hoje seu maior volume de investimento público: mais de R$ 23 bilhões em 2014.

    Todo esse esforço foi feito diminuindo ou zerando tributos em setores como o sucroalcooleiro, de laranja, medicamentos, trigo, pão, macarrão, suco de laranja e calçados, entre outros. E devolvendo R$ 10,2 bilhões em impostos, diretamente ao cidadão, por meio da Nota Fiscal Paulista.

    Também buscamos inovar diariamente, seguindo o firme propósito, descrito pelo saudoso Mario Covas, de "mobilizar recursos, arregimentar competências, sacudir crenças, inaugurar práticas que traduzam a vontade política em tijolos de solidariedade".

    Na saúde, com a criação da rede de combate ao câncer Hebe Camargo, que está levando a todo o Estado o mesmo padrão de excelência do Icesp; ou o Recomeço, um programa que criou 3.000 leitos e o primeiro hospital do país, em Botucatu, especializado no tratamento do dependente químico.

    Na segurança, implementamos a lei que combate desmanches irregulares e o programa de bônus para os policiais que contribuírem para a redução dos principais indicadores criminais. Também estamos implantando o Detecta, um sistema que está unindo dados e imagens, com novas tecnologias e inteligência policial.

    Ampliamos a maior rede de ensino técnico e tecnológico do país (hoje com 63 Fatecs e 217 Etecs), integramos o ensino médio ao ensino técnico, com o programa Vence, e ampliamos o ensino em tempo integral.

    Demos especial atenção à mobilidade, com 101 quilômetros de obras sobre trilhos –incluindo Metrô, CPTM e, na Baixada Santista, o Veículo Leve sobre Trilhos. É a maior expansão do sistema metroferroviário da América Latina.

    Duplicamos e modernizamos 8.000 km de rodovias, entre elas a Euclides da Cunha, Raposo Tavares e a Nova Tamoios.

    Valorizamos o funcionalismo, com reajustes acima da inflação, dentro da capacidade orçamentária do Estado.

    Tudo isso fortalecendo inovações anteriores –como AME, Poupatempo, Lucy Montoro e Bom Prato– que hoje inspiram governos e candidaturas de vários matizes ideológicos. E mantendo conquistas históricas, como a queda das taxas de mortalidade infantil e de evasão escolar, hoje entre as menores do país, e a elevação da renda e da expectativa de vida dos paulistas.

    Somos os primeiros a reconhecer que ainda há muito a ser feito. Mas sabemos o quanto evoluímos. Não vamos começar do zero.

    Pois, se os desafios de São Paulo são grandiosos, São Paulo sempre será maior que seus desafios.

    GERALDO ALCKMIN, 61, médico, é governador de São Paulo e candidato à reeleição pelo PSDB

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024