• Poder

    Monday, 13-May-2024 02:51:17 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Disputa deve ir para o 2º turno em até 16 Estados

    FERNANDO RODRIGUES
    DE BRASÍLIA

    05/10/2014 02h00

    As últimas pesquisas disponíveis mostram que deve haver segundo turno em até 16 unidades da Federação nas disputas de governador.

    O recorde até hoje foi em 1994, com 18 eleições necessitando de uma rodada final de votação para definir quem seria o vencedor.

    Até sábado (4), segundo as pesquisas, três partidos dominavam a lista de candidatos favoritos. O PMDB estava à frente em dez Estados. Em seguida, aparece o PT, com sete nomes competitivos. O PSDB tem seis bem posicionados na disputa.

    Apesar de possivelmente não ficar com um grande elenco de governadores em 2015, o PSDB poderá manter o maior número de eleitores governados nos Estados (54 milhões), pois o tucano Geraldo Alckmin tem chance de se reeleger no primeiro turno.

    Na reta final da campanha, vários dos 18 governadores que tentam a reeleição melhoram suas posições.

    Onze deles estão numericamente à frente nas pesquisas de intenção de voto, mas apenas quatro têm chances mais claras de liquidar a disputa ainda neste domingo (5).

    Sete governadores que tentam a reeleição correm risco maior de serem rejeitados nas urnas. Chama a atenção, entre outros, o caso de Agnelo Queiroz (PT), que pode ficar fora da disputa do segundo turno em Brasília.

    Não houve nenhuma surpresa com inversões bruscas de posição entre candidatos a governador na última semana. As novidades já estavam conhecidas há algum tempo, como a possível vitória do candidato do PT ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que continua bem à frente do nome do PSDB, Pimenta da Veiga.

    Os mineiros podem liquidar a eleição já no primeiro turno, embora ainda seja alta a taxa de eleitores no Estado que se declaram indecisos ou que pretendem votar em branco ou nulo (total de 21%).

    SENADO

    Esse grupo de indecisos é também sempre alto quando se observam as disputas pelas 27 vagas ao Senado. Embora em quase todas as unidades da Federação existam favoritos, muitos eleitores declaram-se ainda em dúvida. Esse cenário pode produzir mudanças na hora do voto.

    Por exemplo, em Minas Gerais há 27% no grupo de indeciso

    Editoria de Arte/Folhapress
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024