• Poder

    Wednesday, 08-May-2024 11:10:04 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Governador de Pernambuco anuncia apoio a Aécio Neves

    DANIEL CARVALHO
    DO RECIFE

    05/10/2014 23h38

    O governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), se antecipou à reunião do partido, marcada para segunda-feira (6), e anunciou no fim da noite deste domingo (5) que defende apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) no segundo turno.

    "A surpreendente ascensão de Aécio Neves nos últimos dias do processo eleitoral para a Presidência da República refletem o seu excelente desempenho nos debates eleitorais e o credenciam para representar as forças de oposição no segundo turno do pleito presidencial", disse o governador em nota.

    "Vou defender esta tese junto aos companheiros do diretório regional do PSB e, também, como integrante do diretório nacional, vou indicar o nome de Aécio Neves para apreciação da Executiva nacional", afirmou.

    O PSB-PE marcou para a tarde desta segunda-feira reunião para definir apoio –a tendência é de apoio ao tucano.

    A antecipação de Lyra é simbólica por causa do histórico do governador que assumiu o comando do Estado em abril deste ano, quando Eduardo Campos afastou-se para disputar a Presidência.

    Lyra pertencia aos quadros do PDT, mas migrou para o PSB no ano passado a pedido de Campos, que não queria que o governo de Pernambuco saísse das mãos de seu partido nos últimos nove meses deste ano.

    Devido à concessão feita, Lyra acreditou que seria escolhido por Campos para disputar o governo no Estado. Com a escolha de Paulo Câmara (PSB), eleito governador neste domingo, Lyra ficou magoado e a relação entre ele e Eduardo Campos ficou estremecida durante algum tempo.

    Um dos motivos para a reaproximação era o interesse de João Lyra Neto em reeleger sua filha, Raquel Lyra (PSB), deputada estadual para, em dois anos, elegê-la prefeita de Caruaru, sua cidade natal.

    Sanadas as divergências, Lyra reaproximou-se de Campos e tomou a frente das questões burocráticas envolvendo a coleta e traslado dos restos mortais do ex-governador pernambucano, morto em um acidente aéreo em agosto.

    Esta foi a única nota emitida por Lyra neste domingo. Ele não chegou a se manifestar publicamente para felicitar Câmara pela vitória.

    "Aécio tem uma trajetória de compromisso com a redemocratização do país, processo que seu avô, Tancredo Neves, teve papel decisivo, contando com a participação de meu irmão Fernando Lyra", disse em nota.

    "O Brasil enfrenta um momento muito delicado em sua economia e também um esgarçamento no seu tecido político", afirmou. "Creio que Aécio Neves conquistou a condição de liderar esse momento da política nacional", disse o governador.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024