• Poder

    Friday, 03-May-2024 11:05:46 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    PT perde oito deputados; Capez é campeão de votos

    DE SÃO PAULO

    06/10/2014 02h00

    O PT foi o partido mais derrotado nas eleições na disputa pelas vagas da Assembleia Legislativa –perderá, a partir do ano que vem, oito das 22 cadeiras que têm na atual legislatura, no pior resultado desde 1998.

    Em consequência, a nova composição da Assembleia acentua a tendência favorável ao governador reeleito Geraldo Alckmin (PSDB).

    Editoria de arte/Folhapress

    O total de deputados estaduais alinhados ao governo tucano subiu de 65 (70%) em 2010 para ao menos 73 (78%) neste ano (de um total de 94 parlamentares na Casa); embora o PSDB tenha mantido suas 22 atuais cadeiras, partidos coligados ganharam espaço nas eleições de agora.

    A oposição caiu de 29 (30%) para 20 (21%). Ela é composta apenas de PT (14 deputados) mais PC do B, PSOL e PDT, com dois deputados estaduais cada um.

    A base pró-Alckmin evita assuntos que possam contrariar ou colocar em xeque a gestão do tucano, além de controlar as principais comissões da Assembleia.

    Ao menos em uma vaga, com o PHS, novato na Assembleia, não é possível saber se o partido será alinhado ao governo ou não. A eleita pela legenda foi a deputada Clélia Gomes.

    O deputado mais votado foi o procurador de Justiça licenciado Fernando Capez (PSDB). Com 99,82% dos votos apurados, ele havia obtido 305.876 votos.

    MAIS VOTADO

    Capez foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo, na melhor votação que conseguiu até hoje e recorde na Casa para um deputado.

    Em 2010, ele havia ficado em terceiro na relação dos campeões de votos, atrás de dois outros tucanos: Bruno Covas, que neste domingo (5) se elegeu deputado federal, e Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos.

    Mestre em direito penal, o deputado tem como uma dos seus temas prioritários a segurança pública. Ele ganhou notoriedade nos anos 1990, quando era promotor de Justiça, no combate às torcidas organizadas em São Paulo.

    Bruno Poletti/Folhapress
    Fernando Capez, deputado estadual
    Fernando Capez, deputado estadual

    SEGURANÇA

    Dos dez deputados mais votados, três dos eleitos têm como segurança uma das suas atividades principais.

    Além de Capez, também atuam na área os novatos Coronel Telhada (PSDB) e Delegado Olim (PP). Telhada, atualmente vereador, é coronel da reserva da Polícia Militar. Olim é delegado da Polícia Civil paulista. Fenômeno semelhante ocorreu com a Câmara em 2012.

    O PSC aumentou de um para três o número de deputados na Assembleia.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024