• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 06:08:06 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    No RS, Ana Amélia anuncia apoio a Sartori e isola PT no 2º turno

    FELIPE BÄCHTOLD
    DE PORTO ALEGRE

    07/10/2014 15h28

    A coligação da candidata derrotada Ana Amélia Lemos (PP) vai apoiar o peemedebista José Ivo Sartori no segundo turno da eleição para o governo do Rio Grande do Sul.

    A senadora e ex-apresentadora do grupo RBS terminou a eleição na terceira colocação, após liderar boa parte da corrida ao governo, segundo as pesquisas.

    A decisão foi tomada nesta terça-feira (7) em conjunto pelos quatro partidos da chapa: PP, PSDB, Solidariedade e PRB. Sartori venceu o primeiro turno com 40% dos votos e concorre agora contra o atual governador, Tarso Genro (PT), 33%.

    Luiz Chaves/Divulgação
    Ivo Sartori (PMDB), candidato ao governo do Rio Grande do Sul e que irá disputar o segundo turno no Estado contra Tarso Genro (PT)
    Ivo Sartori (PMDB) irá disputar o segundo turno no Estado contra Tarso Genro (PT)

    Em comunicado, a coligação de Ana Amélia afirmou que as urnas mostraram "vontade de mudança" da população e que os candidatos que representam essa vertente são Sartori no Estado e o presidenciável tucano Aécio Neves no plano federal.

    A decisão será discutida ainda internamente pelos partidos da chapa derrotada. Ana Amélia ficou com 22% dos votos e atribuiu a surpreendente derrota a "calúnias" do PT.

    A candidata não participou da reunião que definiu o apoio, mas, segundo o PP, deu o aval para a decisão. Ainda não está certo qual será a participação dela na campanha de Sartori nas próximas semanas.

    Na reta final do primeiro turno, diante do crescimento da candidatura do PMDB, Ana Amélia fez críticas a Sartori. Disse em um debate que o PMDB cogitava privatizar o Banrisul (banco estatal do Estado).

    O apoio da chapa do PP isola a candidatura de Tarso Genro e esboça uma frente oposicionista contra o PT. De maneira prévia, a direção do PDT, que ficou em quarto lugar na eleição com o candidato Vieira da Cunha, também indicou que apoiará Sartori.

    O DEM, que apoiou Vieira, vai optar pela candidatura do PMDB. "O nosso posicionamento não pode ser diferente. Temos um antagonismo direto em relação ao Partido dos Trabalhadores. Então, eles estão de um lado, nós estamos do outro", diz o deputado federal Onyx Lorenzoni, do DEM.

    Nesta terça (7), Tarso irá se encontrar com prefeitos de diversos partidos para tentar aumentar sua base no interior.

    Orlando Brito/Coligação Muda Brasil
    Ana Amélia (PP), derrotada ao governo do RS, com o presidenciável tucano Aécio Neves
    Ana Amélia (PP), derrotada ao governo do RS, com o presidenciável tucano Aécio Neves
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024