• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 22:55:23 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Apreensão de dinheiro não pode ser colocada na conta do PT, diz Rui Falcão

    MARIANA HAUBERT
    DE BRASÍLIA

    08/10/2014 20h29

    O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que a apreensão de R$ 116 mil em espécie em um avião em Brasília, na noite desta terça-feira, "não pode ser colocado na conta do PT". O comentário veio em resposta ao ser questionado sobre a detenção de um colaborador da campanha vitoriosa ao governo de Minas Gerais, que elegeu Fernando Pimentel, e de um empresário ligado ao PT.

    "Prenderam 110 e pouco mil reais em um evento ligado a campanha do deputado eleito Bruno Covas. Isso não me leva a fazer qualquer vínculo dessa apreensão de dinheiro com o deputado Bruno Covas. Então se prenderam esse dinheiro, é preciso saber que não é crime transportar dinheiro desde que se explique a origem. Não venham colocar isso na conta do PT", disse.

    O empresário é Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené. Em 2010, ele esteve no centro do escândalo no qual foi descoberto um bunker para produção de dossiês contra tucanos, montado pela pré-campanha de Dilma Rousseff à Presidência.

    O outro detido no aeroporto é Marcier Trombiere Moreira, ex-assessor do Ministério das Cidades -dominado pelo PP, partido aliado de Dilma.

    Ele trabalhou na campanha de Fernando Pimentel, eleito governador de Minas pelo PT no domingo (5). A coordenação da campanha apenas confirmou que ele prestou serviços, mas não comentou a detenção. O ministério pode divulgar uma nota sobre o caso.

    Mais tarde, a presidente Dilma Rousseff (PT) disse que não condenaria ninguém sem provas.

    Dilma se irritou com a pergunta sobre o tema, especificamente se poderia afastar Pimentel da coordenação de sua campanha à reeleição. "Tudo o que vocês [jornalistas] queriam, não é? Por que eu afastaria o Pimentel? Você já condenou?"

    Indagada se confia no governador eleito de Minas, respondeu: "Eu confio, sim, no Pimentel. Acho que o Pimentel é uma pessoa interessantíssima, [para] que se pergunte se eu quero afastar ele da minha campanha. Por que? Porque ele foi o governador que derrotou o candidato do Aécio Neves?"

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024